BAMIN apresenta nova identidade visual
13/05/19
A BAMIN, empresa baiana de mineração, que tem controle acionário pertencente à Eurasian Resources Group-ERG, apresenta oficialmente a sua nova identidade visual. O novo projeto de comunicação visual foi desenvolvido pela agência baiana P55 Edição, que atua desde 2002, e inclui um redesenho da marca e de toda a identidade visual da empresa. A mudança reflete a nova gestão da mineradora que aposta na modernidade, sustentabilidade e inovação para as suas práticas. A nova marca adota oficialmente a forma coloquial pela qual a empresa já vinha sendo reconhecida entre os seus públicos: ‘BAMIN’. Identificada assim, a Companhia torna a marca mais universal – o que facilita o uso e leitura em outros países, uma vez que, o alcance da mineradora é mundial. Além da marca, foi feita a unificação visual da comunicação e dos ambientes dos escritórios localizados em: Salvador, Ilhéus e Belo Horizonte, estes inaugurados na segunda-feira (06). Os valores, missão e visão da BAMIN foram trabalhados visualmente nos espaços físicos. Todo o processo de mudança partiu de uma ação interna e proativa.
Conceito da marca
Os pilares do negócio (pessoas, sustentabilidade e mineração) foram remontados no símbolo triangular que acompanha a tipografia ‘BAMIN’. As cores utilizadas correlacionam o equilíbrio da sustentabilidade e a alta performance e gestão da organização. A proposta é que a marca traduza a solidez e segurança, que orientam as práticas da companhia, e, ao mesmo tempo, a empatia e leveza, fundamentais para o desenvolvimento das atividades sustentáveis e os relacionamentos. O processo de re-design (ou redesenho), pelo qual a marca e a identidade visual da BAMIN passaram, significa um aprimoramento da versão anterior. O que dá novos ares à companhia e reflete uma tendência das grandes empresas mundiais, que usam desta técnica para simplificar o uso da marca, o reconhecimento diante dos públicos e a sintonia com o universo online.
Além da marca, foi feita a unificação visual da comunicação e dos ambientes dos escritórios localizados em: Salvador, Ilhéus e Belo Horizonte, estes inaugurados na segunda-feira (06). Um novo escritório em Caetité será inaugurado em breve. O ambiente de trabalho, por exemplo, foi estruturado para favorecer as atividades em equipe e a comunicação horizontal, com salas de reunião de paredes em vidro transparente. Os valores da Companhia – sustentabilidade, colaboração, inovação, entrega, integridade e segurança – também foram explorados internamente e batizam lugares de decisão, como as salas de reunião.