Bahia Mineração pretende investir US$ 1,6 bilhão
01/03/07
SÃO PAULO, 1 de março de 2007 – A Bahia Mineração, companhia que tem como foco a mineração de ferro, vai investir US$ 1,6 bilhão no estado da Bahia, na construção de uma mineradora de ferro, tendo como foco tornar-se um fornecedor importante para a indústria siderúrgica.
;
O projeto, que terá três estágios (mineração e beneficiamento, minero-duto de 400 km de Caetité para a costa, e operação de porto), contribuirá quando em plena operação, dentre outras formas, com mais de mil empregos diretos e 8 mil indiretos.
;
O minério de ferro é matéria-prima essencial do aço. Quase tudo o que é extraído (98%) é usado na produção deste metal, indispensável para as indústrias. O comércio global de minério de ferro aumentou de 470 milhões de toneladas em 2000 para 680 milhões em 2005, e deve chegar a 800 milhões em 2007. Estima-se que o consumo mundial deve aumentar para aproximadamente 1.400 bilhão de toneladas nos próximos três anos.
;
De acordo com o presidente da Bahia Mineração, Armando Santos, o investimento, além de trazer um projeto novo para a Bahia, contribuirá para o fortalecimento do Brasil como maior produtor de minério de ferro do mundo.
;
`A expansão significativa da economia mundial, em particular a da China, confirma a oportunidade de investir em minério de ferro`, diz o executivo em nota distribuída à imprensa.
;
A BML é uma empresa 100% controlada pelo indiano Pramod Agarwal (que atua na área de commodities) com suporte de instituições financeiras, lideradas pela Merrill Lynch.
;
A assinatura do Protocolo de Intenções do projeto será realizada no dia 03 de março, às 10h, no auditório do Cine-Teatro Anísio Texeira do Museu de Cultura Popular de Caetité, situado na Praça Doutor Deocleciano Teixeira, 52, no centro de Caetité.
;
Na ocasião, estarão presentes ao evento o Governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, o Secretário da Fazenda, Carlos Martins Marques de Santana, o investidor Pramod Agarwal, o presidente da Bahia Mineração, Armando Santos, e demais autoridades do governo da Bahia e executivos da companhia. (Canal Executivo)
Canal Executivo