Autossuficiência na Açominas ainda neste ano
01/10/12
A Gerdau Açominas S/A, controlada do grupo gaúcho Gerdau, está autorizada a ampliar em 54% a produção da mina de Miguel Burnier, em Ouro Preto (região Central). A empresa, que se tornará autossuficiente ainda este; ano, recebeu a licença de operação (LO) da expansão do complexo minerário. O empreendimento é parte de; um plano de investimentos de R$ 838 milhões, que será concluído em 2014.
O licenciamento, com validade de quatro anos, foi concedido pelo Conselho Estadual de Política Ambiental; (Copam), vinculado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em; reunião realizada na última semana.
Com a LO a produção em Miguel Burnier passa de 3,4 milhões de toneladas/ano para 5,4 milhões de toneladas; anuais. A licença compreende as cavas Bocaina, que passará de uma capacidade de 1,750 milhão de; toneladas/ano para 3,240 milhões de toneladas/ano, e Campina, passando de 1,750 milhão de toneladas; anuais para 2,160 milhões de toneladas, de acordo com relatório da secretaria.
O conselho concedeu também à Gerdau a LO para as pilhas de rejeito que atenderão a demanda do complexo minerário em Ouro Preto.
Em nota, a Gerdau informou que a Usina Açominas, instalada em Ouro Branco, no Campo das Vertentes,; alcançará a autossuficiência em minério de ferro ainda em 2012. A unidade é a maior consumidora de minério; de ferro do grupo.
A empresa reiterou que encontra-se em pleno andamento a instalação da segunda fase do investimento no; setor de mineração, quando sua capacidade instalada passará dos atuais 6,5 milhões de toneladas para 11,5; milhões de toneladas.
Reservas – As reservas de minério de ferro do grupo gaúcho são estimadas em 2,9 bilhões de toneladas. As; jazidas da companhia se encontram na região do Quadrilátero Ferrífero. São quatro minas: Miguel Burnier, Várzea do Lopes, Gongo Soco e Dom Bosco.
Entre os aportes da Gerdau em mineração está uma nova unidade de tratamento de minério na mina de Miguel; Burnier, além de um sistema de logística para atender as operações. A empresa já sinalizou também que poderá construir um terminal ferroviário.
O grupo construirá também uma estrada entre seus ativos minerários, além de uma correia transportadora de nove quilômetros de extensão entre a mina de Miguel Burnier e a planta da Açominas.
De acordo com documentos da Semad, os investimentos em Várzea do Lopes, em Itabirito, na região Central do Estado, elevarão a capacidade instalada da jazida de 1 milhão de toneladas/ano para 6 milhões de toneladas/ano. O empreendimento obteve a licença de instalação (LI) no final de 2011.Com a autossuficiência, a Gerdau deverá partir para a comercialização do minério excedente, tendência verificada no setor siderúrgico nos últimos anos, conforme já informado. A empresa está em busca de um parceiro estratégico para explorar este mercado.
Diário do Comércio