Atratividade da mineração é tema de novo estudo realizado pelo IBRAM em parceria com a EY
24/06/24
A atratividade do setor mineral e os desafios para se tornar uma atividade cada vez mais responsável e sustentável são objeto de um estudo criado pela EY e o Instituto Brasileiro de Mineração (BRAM), lançado na última quarta-feira, 19 de junho, no escritório do Instituto em Belo Horizonte (MG).
A publicação, que estará disponível ao público na próxima semana, aborda temas relevantes para a atualidade da mineração nacional como a necessidade de investimento em pesquisa mineral, em especial para os minerais críticos para transição energética; a descarbonização; o licenciamento ambiental e social, entre outros.
“A crescente busca por minerais e metais produzidos de maneira mais limpa e sustentável apresenta novas oportunidades de negócio, uma vez que os clientes estão dispostos a investir mais em tais produtos. Investir na redução de carbono e na reciclagem de produtos também são apostas do setor”, afirmou Alexandre Valadares Mello, diretor de Assuntos Associativos e Mudança do Clima do IBRAM, durante o evento. Ele também apresentou os dados do Inventário de Emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), lançado pelo Instituto em maio deste ano.
Alexandre Mello ainda reforçou a importância do estudo e da parceira com a EY. “É um estudo de grande relevância para o setor mineral brasileiro, que traz os principais pontos de discussão e estão na pauta diária do IBRAM como a agenda ESG Mineração do Brasil, pontuou.
Também estiveram presentes ao evento Ana Cunha, diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social e membro do Conselho Diretor do IBRAM; Afonso Sartorio, sócio-líder EY do setor de Energia no Brasil; e representantes das empresas mineradoras. Pelo IBRAM, também participaram o diretor de Sustentabilidade, Julio Nery, e a gerente de Assuntos Minerários, Aline nunes.