Atlas Copco apresenta novo ventilador para túneis
07/08/13
Durante a Exposibram, a sueca Atlas Copco apresentará sua nova solução de ventilação em túneis, a Demo Fan. O novo design promete o mesmo desempenho de um ventilador convencional com um motor menos potente.
A sueca Atlas Copco, fabricante de equipamentos para mineração apresentará, durante a 15ª Exposição Internacional de Mineração (Exposibram), que acontecerá entre os dias 23 e 26 de setembro, em Belo Horizonte, a solução para ventilação em túneis, Demo Fan.
Recentemente a fabricante informou que adquiriu a também sueca, Swedvent, desenvolvedora de ventiladores para minas subterrâneas com o novo design.
A empresa alterou o desenho das pás de ventilação para permitir a implementação de um motor de menor potência, mas que tivesse a mesma vazão e pressão que sistemas mais dispendiosos em termos de energia.
Algumas construtoras e mineradoras brasileiras precisaram importar os novos sistemas, mas a Atlas Copco fornecerá esses produtos a partir deste ano.
Assim, o dimensionamento, instalação e manutenção destas tecnologias ficam muito mais fáceis e viáveis. Além disso, a Atlas Copco também fez uma parceria com a Provent, uma empresa nacional especializada em projetos de sistema de ventilação.
Além dos equipamentos, a Atlas Copco, conjunto com seus parceiros, oferecerá assessoria no dimensionamento dos sistemas e cálculo das economias possíveis, que podem chegar a até 50%, informou a companhia.
A fabricante sueca oferece ferramentas que apresentam cálculos mais precisos de custo/hora de operação de cada sistema de ventilação.
O equipamento será apenas um dos que serão apresentados pela empresa durante a Exposibram 2013. Ela também promete soluções de atirantamento em túneis e galerias de pequeno a médio porte, além de uma linha completa de fluídos para máquinas do setor de mineração.
A Exposibram reunirá profissionais do mundo inteiro, na capital mineira do Brasil. Paralelo ao evento acontecerá também o Congresso Brasileiro de Mineração, que contará com cerca de 2 mil congressistas que debaterão as perspectivas da mineração nacional e internacional. Os debates terão a participação de setenta especialistas de dez países.
Notícias de Mineração Brasil