ArcelorMittal estuda a expansão da mina de Serra Azul no Brasil
14/11/13
A ArcelorMittal planeja expandir a produção na mina de Serra Azul, em Itatiauçu (MG). O objetivo é aumentar os atuais 2 milhões de toneladas para 8 milhões de toneladas, segundo informou o vice-presidente de Operações de Mineração Kleber Silva, durante evento no Rio de Janeiro.
De acordo com informações da Agência Bloomberg, divulgadas;na;última terça;(12), a companhia está negociando com a Trafigura-Mubadala, novos controladores do Porto Sudeste no Rio de Janeiro, o acesso ao terminal para a exportação de minério de ferro.
A mina de Serra Azul foi vendida a ArcelorMittal pela London Mining por US$ 810 milhões, em julho de 2008.
A empresa tem meta de elevar sua capacidade global de produção das atuais 60 milhões de toneladas para 84 milhões de toneladas anuais até final de 2015.
Segundo informou Kleber Silva ao Bloomberg, a expansão da capacidade de minério de ferro será impulsionada por projetos no Canadá e na Libéria, anunciados pelo presidente da empresa Lakshimi Mittal no primeiro semestre de 2012, e ocorrerá, principalmente, por via orgânica.
A ArcelorMittal ainda informou que está sempre aberta a oportunidades de fusão e aquisição e que ocupa atualmente o 5º lugar entre as maiores produtoras de minério no mundo.
O projeto Baffinland, em parceria com a Nunavut Iron, constituído por um vasto depósito de minério de ferro na região do Ártico Canadense, poderá atingir um ritmo de produção de 3,5 milhões de toneladas em 2015.
A ArcelorMittal tem 16 unidades mineradoras em operação e produziu 55,9 milhões de toneladas de minério de ferro e 8,2 milhões de toneladas de carvão em 2012.
O investimento na área de mineração da siderúrgica iniciou em 2006, após a compra da Arcelor pela Mittal Steel. Na ocasião, a empresa recrutou sete ex-funcionários brasileiros da Vale para criar uma política de mineração mundial para a companhia, que já possuía alguns ativos minerais voltados exclusivamente para a alimentação de seu parque siderúrgico.
Notícias de mineração brasil