ArcelorMittal Brasil lança “Kit Casa®” na FEICON 2018
12/04/18
Com foco na habitação popular e apostando no varejo, a ArcelorMittal Brasil apresenta um lançamento exclusivo na FEICON (maior evento da construção civil e da arquitetura da América Latina), no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda) de 10 a 13 de abril. Trata-se do Kit Casa®, uma solução em aço planejada, que integra a engenharia, o desenvolvimento de produtos e projetos com varejo e a experiência digital.
É um kit completo de materiais industrializados e desenvolvidos especialmente para a aplicação na etapa estrutural de construção de uma casa de 60 m2, acompanhado de projeto construtivo – ou estudo/pré-projeto – detalhado para execução da obra. É necessária a contratação de um profissional que será responsável técnico pela construção.
A iniciativa é inédita na indústria do aço e no setor de construção civil. “No início deste ano, a construção civil deu sinais de recuperação. Estamos preparados para acompanhar a evolução do mercado com o portfólio mais completo do setor e o lançamento do Kit Casa® vai ao encontro desse posicionamento da empresa”, afirma Jefferson De Paula, CEO ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul, Central e Caribe.
Esse conceito de solução integrada racionaliza e simplifica obras residenciais de pequeno porte, com forte apelo popular, seguindo o conceito de habitação social. “O público-alvo do Kit Casa® é o consumidor final. A intenção é oferecer um produto customizado e mais adequado às suas necessidades”, aponta René Kahler Junior, diretor de Vendas Regionais do segmento de aços longos da empresa.
Tecnologia e soluções adotadas – As construções convencionais costumam utilizar produtos com baixa produtividade, geram desperdício, sucatas e encarecem o custo da obra. Outra realidade na autoconstrução é a baixa velocidade de execução e o processo artesanal – que muitas vezes pode afetar a integridade do aço – quando não é utilizado o procedimento previsto em norma técnica. Com o Kit Casa®, é entregue um estudo padrão, que não substitui o projeto de engenharia, mas prevê todo o aço necessário quantificado e qualificado para a etapa estrutural da casa. Essa inovação facilita muito a vida do cliente, que só vai comprar o que for realmente preciso para a sua obra. “O objetivo é otimizar a construção de forma planejada, simples e sustentável. São produtos industrializados, desenvolvidos para diminuir o desperdício e a necessidade de cortar e dobrar aço artesanalmente, ou mesmo fazer toda a amarração manual dos produtos na obra. Com o portfólio do Kit Casa®, as soluções são simples”, explica Antonio Paulo Pereira Filho, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Mercado da ArcelorMittal Aços Longos.
No Kit Casa®, constam produtos para estrutura, fundação, laje, alvenaria, cercamento, telha e piso. São colunas prontas, sapatas, telas soldadas, espaçadores treliçados, treliças, Trelifácil®, reforços de alvenaria, cercas e telhas.
Varejo e e-commerce – O produto já está disponível para vendas nas lojas de fábrica (São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte e outros nove endereços), unidades da Rede ArcelorMittal e no e-commerce LojaArcelorMittal.c om.br. “Proporcionar experiências no ponto de vendas e atender os consumidores com as facilidades da compra on line, é uma forte propensão no mercado de varejo. Com o lançamento do Kit Casa®, estaremos alinhados com esta tendência, atendendo o consumidor que visita as nossas lojas e navega pelo nosso site de maneira especializada, inovadora e ágil”, destaca Silmara Vernucio, gerente de Estratégia de Varejo da ArcelorMittal Aços Longos.
Casa na FEICON – O lançamento do produto será marcado pela montagem da casa em escala real no estande da ArcelorMittal na FEICON. Além de observar os produtos aplicados, o visitante da feira poderá conhecer a casa já pronta e mobiliada por meio de uma experiência em realidade virtual.
Déficit habitacional no Brasil – De acordo com estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas em maio do ano passado, o déficit habitacional no Brasil é de cerca de 7,7 milhões de domicílios. A pesquisa foi encomendada pelo Sinduscon (SP), a partir das Pesquisas Nacionais de Amostra Domiciliar (PNAD) do IBGE. Dados importantes desta pesquisa apontam que 91% do déficit habitacional está entre as famílias que ganham até três salários mínimos e que com a crise econômica houve aumento de 9% de habitações precárias no país. Apesar da implementação do programa federal “Minha Casa Minha Vida” nos últimos anos, o cenário é muito distante do ideal. A população das faixas D e E é ainda a mais impactada.
Lançamento do Kit Casa® na FEICON 2018
Data: 10 a 13 de abril
Local: São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Vila Água Funda)