ArcelorMittal amplia portfólio de produtos e soluções para construção civil e indústria geral
08/07/24
A maior produtora de aço no Brasil investiu em capacidade para telas soldadas especiais e adicionou novos aços 1045 + e TF18L em sua linha produtiva
Atenta às demandas dos mercados da construção civil e indústria, a ArcelorMittal, líder em aços e maior produtora de aço no Brasil, tem desenvolvido soluções com foco em desempenho para melhoria de performance. A empresa incluiu dois novos produtos em seu portfólio e aumentou a sua capacidade para as telas soldadas especiais. As novidades foram mapeadas nos últimos anos a partir de avaliações de maquinário, pedidos de clientes, estudos dos setores atendidos e tendências dos principais segmentos.Para Paula Couri, diretora de Marketing e Produtos da ArcelorMittal Aços Longos Brasil, os novos produtos e os investimentos em capacidade reforçam o compromisso da empresa de oferecer soluções em aço para racionalização, desempenho e competitividade dos clientes. “Os novos produtos, associados ao aumento de capacidade, deixam nosso portfólio, que inclui ainda soluções e serviços, cada vez mais completo. Acompanhamos de perto os desafios do desenvolvimento sustentável, investindo em soluções inovadoras, pioneiras e ecoeficientes visando a aplicação direta em diversos setores, com foco do cliente e alinhado às principais tendências globais”, destaca.
Novidades – A ArcelorMittal investiu no aumento de sua capacidade para a linha de Telas Soldadas Especiais, uma solução produzida sob medida, de acordo com as necessidades de projetos e aplicação, para atender demandas customizadas. Elas proporcionam ganhos técnicos e econômicos para o cliente, principalmente nos setores prediais, infraestrutura e indústrias de pré-fabricados de concreto.
Com diversas aplicações – como pisos industriais, lajes, contenções, tubos & aduelas, paredes de concreto, pavimentos, elementos pré-fabricados e obras de infraestrutura –, as Telas Soldadas Especiais contam com diâmetros, espaçamentos, franjas, comprimentos e larguras diferentes dos modelos padronizados das telas soldadas. Os principais ganhos são melhor desempenho, maior produtividade, racionalização de materiais e processos, eliminação de perdas, economia de tempo, diminuição dos custos diretos do produto e gastos globais da construção. Além disso, são versáteis e podem ser produzidas com aço CA60, CA50 e com o novo aço CA70 de Alta Resistência, bem como com o XCarb, aço de baixa emissão de CO2 da ArcelorMittal.
Para o setor automotivo e a indústria em geral, a empresa aprimorou o aço 1045, que ganhou uma versão Plus com melhor usinabilidade – uma interação aprimorada entre o processo de fabricação e as características do material da peça – em relação ao modelo padrão. Ele pode ser submetido a corte, furação, torneamento e fresamento com mais facilidade, garantindo a qualidade e eficiência do processo de usinagem.
Outra novidade é o TF18L, um aço desenvolvido para o processo de trefilação fina. Fabricado com aço de baixo teor de carbono, a solução possui a capacidade de sofrer deformação plástica durante o processo sem quebrar (trefilabilidade). Dessa forma, os clientes podem produzir sem constantes paradas de máquinas aumentando a produtividade e eficiência do processo, além de reduzir custos com manutenção.
Sobre a ArcelorMittal
Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta. A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país. É a única empresa do setor do aço no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel. As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atende as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, naval, dentre outras. A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da informação.