Arcelor Mittal conclui troca de ativos com a Bekaert
05/05/14
Acordo firmado entre as duas empresas envolve unidades no Brasil, Costa Rica e Equador
A Arcelor Mittal, maior grupo siderúrgico do mundo, e o Bekaert Group anunciaram na quarta-feira a conclusão do plano para troca de participações em vários ativos no segmento de arames e trefilados no Brasil, Costa Rica e Equador, como parte de uma expansão na parceria dos grupos que já dura quatro décadas na América Latina.
Sob o acordo, a ArcelorMittal vai transferir para a empresa belga sua participação de 55% em uma fábrica de cabos em São Paulo, a Bekaert Cimaf Cabos, continuando a fornecer arames para cabos produzidos pela empresa.
Além disso, a ArcelorMittal ingressará no segmento de trefilaria no Equador, assumindo participação de 27% na Ideal Alambrec, controlada pela Bekaert, disse Augusto Espeschit de Almeida, presidente-executivo da Belgo Bekaert Arames (BBA), a parceria mantida pelas empresas no Brasil.
Na Costa Rica, ambas as empresas concordaram em dividir uma nova fábrica de produtos trefilados, com a Bekaert ficando com 73% de participação e a ArcelorMittal com o restante. Agigante siderúrgica fornecerá para as operações costa-riquenhas fio-máquina produzido inicialmente em Minas Gerais e depois pela unidade em Trinidad & Tobago.
A construção da nova fábrica de trefilados na Costa Rica envolve investimentos de cerca de US$ 20 milhões e deve iniciar operação no fim de agosto deste ano, disse Almeida.
O acordo de troca de ativos não envolve desembolso de caixa. O plano permitirá às empresas atingirem mais clientes nas Américas do Sul e Central, especialmente em mercados como construção, mineração e agricultura.
O plano permitirá às empresas atingirem mais clientes nas Américas do Sul e Central, especialmente em mercados como construção, mineração e agricultura.
Brasil Econômico