Appian exporta mais de 217 mil toneladas de metais verdes e reduz a emissão de 4.6 mil toneladas de CO2e em 2023
16/01/24
A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, avança em sólido crescimento e finaliza o ano com resultado histórico. Ao longo de 2023 foram mais de 217 mil toneladas de concentrado de cobre e níquel sulfetado enviados para América do Norte, Europa e Ásia. O volume é, aproximadamente, 10% superior a 2022, quando as saídas totalizaram 198 mil toneladas. O fundo de origem britânica, com cinco anos de atuação no mercado brasileiro, é responsável pela gestão dos dois ativos do grupo que produzem essas Commodities no Brasil: Atlantic Nickel – produtora de concentrado de níquel sulfetado – e Mineração Vale Verde – produtora de concentrado de cobre.
“O resultado das exportações em 2023 demonstra mais um ano de excelência operacional na extração de cobre e níquel, importantes minérios para a transição energética mundial, assim como o compromisso com a segurança. Nossa equipe garante não apenas uma operação eficiente, mas também a integridade de nossos colaboradores e do meio ambiente. O crescimento recorde que alcançamos em 2023 representa nosso compromisso com a responsabilidade corporativa, a transparência e a contribuição positiva para as comunidades anfitriãs das nossas operações”, explica Milson Mundim, CFO da Appian Capital Brazil.
Durante o período, destaca-se que foram utilizados navios otimizados para exportação de minerais à China e Finlândia, reduzindo a emissão de carbono e o custo de frete, o que reflete em eficiência na operação logística do fundo. O transporte destas commodities representa a movimentação de minérios base para o investimento em energia limpa, tornando a Appian protagonista de grande relevância para a transição energética.
Descarbonização: Compromisso com meio ambiente
Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado a um sólido compromisso com a sustentabilidade e ecossistema. Com esse propósito, a Appian Capital Brazil adotou a estratégia de realizar embarques combinados para transportar sua produção de cobre e níquel sulfetado. Isso significa que, em 2023, o volume de CO2e não emitido na atmosfera é equivalente a duas viagens de navio entre Brasil e China. Com essa estratégia, o fundo foi capaz de reduzir a emissão de mais de 4.680(t) CO2e. Esta redução representa 31,58% da emissão total que ocorreria em um cenário de embarques individuais.
“Este é um marco significativo para a Appian. Com sólido compromisso ao meio ambiente, o nosso modelo de negócio, tem se dedicado em desenvolver boas práticas sustentáveis. Estamos empenhados em realizar cada vez mais embarques combinados. Não é fácil e envolve diversas áreas e fatores, mas sabemos que quanto mais fretes combinados realizarmos, menos CO² iremos emitir, o que claramente contribuirá para a redução da nossa pegada de carbono. Vale o esforço porque esse é o nosso jeito de operar, empenhados e comprometidos com o respeito ao meio ambiente”, afirma Renata Lamas, gerente Comercial e Logística Outbound do fundo.
Além disso, em 2023, a Atlantic Nickel e a Mineração Vale Verde, ativos do fundo, receberam o Selo Ouro no Programa Brasileiro GHG Protocol em seus inventários de gases de efeito estufa (GEE), referente ao ano de 2022. A categoria ouro é o reconhecimento máximo concedido às organizações que apresentam, de forma completa e auditada, o balanço de suas emissões devidamente verificado, comprovando seus esforços na redução dos impactos ambientais, e reitera o alto nível de qualidade de nossas operações, e a preocupação da Appian em mitigar as emissões de gases de efeito estufa.
Atlantic Nickel (ATN): Performance de exportação
Com carga de 112 mil toneladas de concentrado de níquel sulfetado, sendo aproximadamente 15.111 toneladas de níquel contido, a Atlantic Nickel (ATN), única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou doze embarques desde janeiro de 2023. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o Canadá, para a China e para Finlândia.
Desde que iniciou as operações na Mina Santa Rita, em outubro de 2019, a Atlantic Nickel mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. O níquel sulfetado é um dos metais mais resistentes e versáteis da natureza, além de ser matéria-prima fundamental na fabricação de baterias para veículos elétricos.
Mineração Vale Verde (MVV): Performance de exportação
Os embarques com o concentrado de cobre produzido na mina Serrote em 2023 totalizaram 105.819 toneladas, sendo aproximadamente 25.980 toneladas de cobre contido. Os navios partiram do porto de Maceió com destino à Finlândia, Taiwan e China.
A Mineração Vale Verde é o único empreendimento do estado de Alagoas que lida com metais básicos. Em 2022, a mineradora concluiu seu ramp-up e a mina Serrote alcançou sua capacidade máxima de produção. O cobre é um dos metais com previsão de alta de demanda no mercado, devido à transição energética, estando presente em carros elétricos, baterias, turbinas eólicas e painéis solares, entre outros.
Histórico de exportações do ano anterior
Em 2022, a Appian Capital Brazil exportou mais de 198.290 toneladas de cobre e níquel sulfetado enviados para Canadá, China e Finlândia. O fundo de investimento e seus ativos seguem com compromisso de uma gestão inteligente, voltada ao desenvolvimento sustentável aliando ao compromisso com as comunidades, sem perder de vista o propósito de atingir o seu máximo potencial de produção de forma segura.
Para saber mais, acesse o site.