Aporte para suprir deficiência em transporte
19/04/10
Desenvolver tecnologias para superar as distâncias e problemas de infraestrutura de transporte e projetos de preservação ambiental fazem parte dos investimentos de mineração. Para o presidente do Ibram, Paulo Camillo, o maior desafio do setor é a deficiência de logística nacional.
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? Não podemos decidir onde está a exploração, então é preciso investir para deslocar a produção até os mercados consumidores.
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E suprir a deficiência nacional de transporte e escoamento para o mercado internacional, no caso de portos ? explica Camillo.
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O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai liberar R$ 4,5 bilhões para o setor de mineração este ano, 75% do previsto para a indústria de base.
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A área de Logística da Vale vai investir em 2010 cerca de R$ 60 milhões no desenvolvimento e aplicação de tecnologias inovadoras de suas ferrovias de carga pesada ? as estradas de ferro Vitória a Minas (EFVM) e Carajás (EFC) ? e nos portos. Segundo o gerente ferroviário, Gustavo Mucci, a tecnologia é necessária para suportar o crescimento.
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Entre os projetos previstos, a Vale desenvolve um sistema de helper dinâmico, uma locomotiva que se acopla ao trem em movimento, para auxiliar as operações ferroviárias em aclives.
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?Reduzimos em 5% o gasto com combustível que tínhamos no sistema anterior, no qual o trem com 42 mil toneladas de minérios era obrigado a parar para a junção do equipamento?.
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O grupo Imerys, líder mundial na produção de pigmentos brancos para papéis, principalmente caulim e carbonato de cálcio, desenvolveu tecnologia para dragar a bacia de depósitos de rejeito (caulim e areia) e prolongar a vida útil destas bacias.
Jornal do Brasil