AngloGold Ashanti vai transformar o Centro de Educação Ambiental em espaço autossustentável
17/08/20
A AngloGold Ashanti Brasil, indústria mais longeva do país, anuncia a startup que vai apoiá-la no quarto ciclo do M-Start, programa de inovação aberta para solucionar desafios comuns ao setor de mineração brasileiro do Mining Hub, o primeiro hub de inovação em mineração do mundo. A empresa escolhida é a Even Energia, com o desafio de transformar o Centro de Educação Ambiental (CEA) da AngloGold Ashanti, localizado em Nova Lima, MG, em um espaço autossustentável . “Celebramos este ano o aniversário de 20 anos do CEA. A ação reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. O modelo de autossuficiência em energia poderá depois ser reproduzido em diferentes aplicações”, ressalta Othon de Villefort Maia, gerente sênior de Comunicação e Relações Institucionais da AngloGold Ashanti.
A ideia é implementar um sistema de economia e geração de energia própria, com usina fotovoltaica, um sistema com alternativas para reaproveitamento de resíduos, incluindo biodigestor, entre outras medidas. “Nosso diferencial é oferecer uma abordagem integral das energias renováveis e o tratamento de resíduos”, explica Guilherme Corrêa, CEO da Even Energia.

Centro de Educação Ambiental será transformado em espaço autossustentável.
No quarto Ciclo do M-Start do Mining Hub, além da AngloGold Ashanti, nove mineradoras participaram, com desafios ligados aos temas: Eficiência Operacional, Fontes de Energia Alternativa, Gestão de Água, Gestão de Resíduos, Desenvolvimento Social e Saúde e Segurança Ocupacional.
Sobre o Mining Hub – o primeiro hub de mineração do mundo
O Mining Hub é uma iniciativa de inovação aberta, que busca soluções para os desafios comuns do setor, integrando mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da mineração. A ideia é influenciar o futuro da cadeia e do setor, buscando alternativas de forma integrada. A iniciativa ainda atua como agente de mudança, contribuindo para transformação de cultura e reputação do setor.
Sobre o CEA
O Centro de Educação Ambiental funciona desde 2000 no prédio histórico revitalizado da antiga hidrelétrica, a “Máquina dos Cristais”. A escolha deste local contribuiu para a preservação dos 147 hectares remanescentes de Floresta Atlântica que formam a RPPN Mata Samuel de Paula, uma das mais importantes áreas verdes da Região Metropolitana de Belo Horizonte, dentro dos limites do Quadrilátero Ferrífero e do rio das Velhas. A RPPN mantida pela AngloGold Ashanti amplia o mosaico de Unidades de Conservação de Nova Lima, contribuindo para a conectividade das áreas efetivamente preservadas na região, como por exemplo os Monumentos Naturais Municipais da Serra da Calçada, Serra do Souza, Morro do Pires e Morro do Elefante. O CEA recebe mais de 20 mil visitantes por ano. No espaço, são desenvolvidas diversas atividades e programas de conscientização ambiental com o objetivo de estimular práticas sustentáveis.