AngloGold Ashanti patrocina espetáculo “Febre” do Grupo Galpão
10/03/22
Com o espetáculo “Febre”, o Grupo Galpão encerra o projeto “Dramaturgias — Cinco passagens para agora”, que conta com o patrocínio da AngloGold Ashanti. A novidade, escrita pelo ator e dramaturgo Paulo André e dirigida por Marcio Abreu, fica disponível no canal do Grupo no YouTube até 13 de março.
O enredo mostra um casal que, às voltas com “o fim” de uma época, resolve sair às ruas para respirar, andar, observar, duvidar e, se possível, antever horizontes. Eles desejam viver as últimas horas dos últimos dias de um mundo, até então, conhecido.
O texto que inspira o filme foi escrito por Paulo André no primeiro ano da pandemia, junto ao núcleo de dramaturgia do Galpão Cine Horto, a partir de um workshop ministrado pelo ator, dramaturgo, diretor e pesquisador teatral Vinícius de Souza. O casal, que protagoniza o filme, é interpretado por três duplas distintas de atores do Grupo, que se revezam ao longo da obra.
Sobre o “Dramaturgias — Cinco passagens para agora”
O projeto “Dramaturgias — Cinco passagens para agora”, realizado pelo Grupo Galpão, de junho de 2021 a março de 2022, convidou dramaturgos e diretores nacionais de grande destaque a desenvolver trabalhos coletivos. Entre os artistas convidados, estão nomes como Yara de Novaes, Newton Moreno, Marcio Abreu, Pedro Brício e Silvia Gomez. A escolha dos parceiros permitiu ao grupo compor um significativo painel das artes e da cultura brasileiras, por meio da exploração dos mais diferentes tipos de expressão. Além dos artistas convidados, alguns integrantes do Galpão também assinaram dramaturgias e direções. O Grupo lançou, em outubro, o curta-metragem “A primeira perda da minha vida”, com direção de Inês Peixoto e roteiro de Eduardo Moreira. A atriz Fernanda Vianna dividiu com Clarissa Campolina a direção da dramaturgia de Silvia Gomez, “Partida de vôlei à sombra do vulcão”, no mês de dezembro. O ator Paulo André é responsável pelo texto que inspira o filme “Febre”, em parceria com Marcio Abreu, que assina a direção, com estreia agora.
Grupo Galpão
Criado em 1982, o Grupo Galpão tem sua origem ligada à tradição do teatro popular e de rua. Há quase 40 anos desenvolve um teatro que alia rigor, pesquisa e busca de linguagem, com montagem de peças que possuem grande poder de comunicação com o público. Formado por atores que trabalham com diferentes diretores convidados — como Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Paulo José, Yara de Novaes e Marcio Abreu (além dos próprios componentes que também já dirigiram espetáculos do Grupo) — o Galpão formou sua linguagem artística a partir desses encontros diversos, criando um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, o teatro de rua e o palco, o universal e o regional brasileiro.
Sobre a AngloGold Ashanti Brasil
A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 13 toneladas em 2021, o que corresponde a 17% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R? 20 milhões em ações sociais apenas em 2021, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações.
“FEBRE” foi produzido considerando medidas de segurança em função da pandemia de COVID-19.