AngloGold Ashanti e Prefeitura de Nova Lima entregam obra de restauração do Bicame, maior símbolo do patrimônio do município
02/07/24
Inauguração integra comemorações pelos 190 anos da produtora de ouro que construiu a estrutura e patrocinou R$ 4 milhões para realização da obra, via Lei de Incentivo à Cultura
Importante referência da paisagem urbana de Nova Lima, o aqueduto Bicame foi totalmente restaurado, mantendo sua inspiração inglesa. Foram nove meses de obra para que a estrutura centenária de 200 metros de extensão estivesse de volta ao cenário da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, reafirmando sua importância como um dos maiores símbolos do patrimônio de Nova Lima. A entrega da obra ocorreu em evento realizado na noite de sábado (29/6), com a presença do vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos da AngloGold Ashanti, Othon Maia; do prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, além de outras autoridades.
O Bicame foi construído em 1890 pela Saint John del Rey Mining Company que veio se tornar a AngloGold Ashanti. Ele foi utilizado por décadas para transportar água até a antiga mina de ouro Morro Velho. O projeto de restauro foi desenvolvido pela APPA – Cultura & Patrimônio, e foi executado em parceria com a Engecop e Construpower. A obra contou com investimento de R$ 4 milhões da AngloGold Ashanti, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
A iniciativa da empresa de apoiar a revitalização vai ao encontro dos valores da companhia, de deixar um legado sociocultural para as populações das localidades que sediam suas operações. “É uma honra comemorar 190 anos e entregar para a população este patrimônio histórico restaurado. Nosso compromisso com a valorização da cultura é um reflexo de nossa crença na importância de honrar o passado enquanto construímos um futuro mais promissor para as comunidades dos municípios onde operamos”, afirmou Othon Maia, durante o evento.
O prefeito de Nova Lima também destacou a relevância do Bicame para o município. “O Bicame é, sem dúvida, um dos pontos urbanos mais simbólicos da paisagem de Nova Lima. A importância de se restaurar esse patrimônio histórico, tombado, está associada à constituição de uma memória coletiva e à valorização da identidade cultural da nossa cidade, que é muito rica. O Bicame é motivo de orgulho para todos os nova-limenses”, disse o prefeito.
Sobre a obra
Esta foi a primeira grande revitalização da estrutura e contempla intervenções estruturais e estéticas no imponente aqueduto. A obra foi realizada com o menor impacto possível para realinhar a estrutura, preservando todas as características originais. Foram substituídas peças de madeira, feito o tratamento dos elementos metálicos, remoção de tinta deteriorada e aplicação de nova pintura, além da realização da limpeza do entorno.
A obra foi conduzida pela APPA – Cultura & Patrimônio, que é uma associação cultural de fins não econômicos ou lucrativos, visando promover iniciativas culturais que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
Também presente no evento, o presidente da instituição, Xavier Vieira, destacou a relevância da obra e explicou que a APPA tem expertise na promoção cultural e na restauração de patrimônios. “Estamos envolvidos nesse processo de restauração do Bicame desde o início, quando verificamos juntamente com a Prefeitura de Nova Lima e a AngloGold Ashanti, que era necessário restaurar e requalificar esse equipamento tão importante e representativo para toda a cidade. O resultado dessa parceria estamos vendo agora”, ressaltou.
História do Bicame
O Bicame foi planejado por George Chalmers, superintendente da empresa à época. A mineradora, que veio se tornar a AngloGold Ashanti, era proprietária das Minas Velha e Grande, localizadas no Centro de Nova Lima. O aqueduto foi erguido com madeiras nobres (aroeira e peroba rosa), para transportar água até a mina de ouro Morro Velho.
Atualmente, a estrutura não tem mais a mesma funcionalidade, porém tornou-se um importante ponto de referência na paisagem urbana e para a população de Nova Lima. O Bicame, desde sua construção, faz parte do imaginário da cidade e, em 2002, a prefeitura fez um pleito popular por meio do qual a população nova-limense elegeu o aqueduto como símbolo da cidade.
Apoio ao patrimônio
Além da reforma do Bicame, a AngloGold Ashanti promove outras ações de valorização do patrimônio histórico. A Empresa mantém o Centro de Memória AngloGold Ashanti, que este ano celebra 30 anos, e se destaca como um dos espaços empresariais de valorização da memória mais antigos do país. Ainda em Nova Lima, a empresa desenvolve o Nova Vila, projeto para transformar a antiga área industrial das minas Velha e Grande em um bairro voltado à valorização da cultura local e oferta de produtos, serviços e lazer para a população. Além disso, em Caeté, a produtora de ouro apoia a revitalização da Estação Ferroviária e da Igreja das Romarias.