AngloGold Ashanti aumenta eficiência de motores na unidade Serra Grande
25/09/15
Projeto para prolongamento da vida útil dos motores gerou uma economia de R$ 2,6 milhões nos últimos quatro anos
A equipe de Manutenção da AngloGold Ashanti conseguiu elevar a vida útil, a produtividade e a disponibilidade dos motores a diesel dos caminhões AD30 de 12 mil para 20 mil horas, na unidade Serra Grande, em Crixás (GO).; O aumento foi possível graças a adoção de técnicas de manutenção preditiva e preventiva, pessoal qualificado e otimização do uso de componentes.
O método de lavra mais utilizado atualmente nas minas da unidade Serra Grande é o sublevel stopping que, em função de ser muito mais produtivo, exige mais da frota de equipamentos pesados que os demais métodos. Desta forma, o estudo,iniciado em 2011, visava reduzir a quebra prematura dos componentes e evitar paradas prolongadas dos equipamentos.Foram avaliados motores (Diesel C15) da frota de caminhões AD30, modelo Dealer Caterpillar. ?O trabalho permitiu o salto de uma situação estimada de 29 trocas previstas para 15 executadas e um acréscimo da vida dos motores em 66%. Para se ter ideia, já no segundo ano, alcançamos 14 mil horas de durabilidade de alguns motores?, afirma Francisco Neto, chefe de Planejamento de Manutenção. A economia obtida nos últimos quatro anos é de R$ 2,6 milhões.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, foram utilizados o programa de análise de óleo, o monitoramento do desempenho e as inspeções durante a desmontagem dos motores falhados/substituídos por fim de vida útil, com a finalidade de detectar falhas prematuras. ?Todas as falhas prematuras verificadas têm a mesma causa: o desgaste nos cabeçotes e, em função desta falha, tiveram o rompimento do bloco, empeno da(s) biela(s) e quebra do eixo balancim, dentre outros danos?, explica Celso Arruda Gundim, supervisor de Manutenção Mecânica.
Ao longo do desenvolvimento do projeto, foram utilizados o programa de análise de óleo, o monitoramento do desempenho e as inspeções durante a desmontagem dos motores falhados/substituídos por fim de vida útil, com a finalidade de detectar falhas prematuras. ?Todas as falhas prematuras verificadas apresentaram a mesma causa: o desgaste nos cabeçotes e, em função dessa falha, tiveram o rompimento do bloco, empeno da (s) biela (s) e quebra do eixo balancim, dentre outros danos?, explica Celso Arruda Gundim, supervisor de Manutenção Mecânica.
A criação de uma ferramenta específica de gestão dos dados foi um dos grandes diferenciais do projeto. Com a introdução dessa ferramenta foi possível receber mais variáveis como horas trabalhadas, pressão de lubrificação e análise de óleo, além de traduzir os dados em informação de previsão de troca do componente. ?A nova ferramenta colabora na projeção de troca, compilando informações e transformando o resultado em uma data futura estimada, com alto grau de assertividade e confiabilidade?, destaca Francisco Neto.; A iniciativa também contou com a participação do fornecedor do equipamento (Dealer Caterpillar) na capacitação dos envolvidos com o programa de análises de óleo e na execução das avaliações técnicas de desempenho.
Apresentação em Congresso -; O projeto de aumento da vida útil dos motores foi apresentado no 30º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, que ocorreu no mês passado, em Campinas (SP), um dos principais eventos do setor.
Assessoria