Anglo American promove treinamento sobre terceiro setor para comunidade de Niquelândia
23/03/07
Com o compromisso de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões em que atua, a Anglo American realizou na última terça-feira, dia 20 de março, o primeiro treinamento em legislação do terceiro setor para a comunidade de Niquelândia (GO), para oferecer capacitação a organizações e instituições da cidade. O evento, que aconteceu no auditório do Sesi/Senai do município, contou com cerca de 60 participantes, entre eles profissionais liberais, empresários e representantes do governo e de associações e escolas.
;
A ação, uma das assumidas em novembro de 2006 durante o II Fórum Comunitário ?Intercâmbio?, visa contribuir para que as regiões em que a companhia está presente dinamizem o aproveitamento dos benefícios permitidos por lei para desenvolvimento de projetos de responsabilidade social, cultural e ambiental.
Segundo Juliana Rehfeld, Gerente S&SD (Segurança e Desenvolvimento Sustentável) da Anglo American Brasil, atividades como esta
são uma maneira de garantir a essas comunidades o suporte e o apoio de uma equipe especializada em um assunto complexo, ainda pouco conhecido por grande parte da população. ?Para a Anglo American, o treinamento é a realização de nossa missão de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões em que atuamos?, destaca.
Na ocasião, o responsável pelo relacionamento com a comunidade da Anglo American, Liomar Vidal, apresentou a entidade que conduziu o seminário, o SIAI ? Sistema de Apoio Institucional, criado para promoção do desenvolvimento econômico e social sustentável de municípios, regiões e instituições do Terceiro Setor. A instituição abordou temas como Legislação Brasileira de Renúncia Fiscal, Balanço Social e Ambiental, Parceria Empresarial, Gestão da Responsabilidade Social nas Organizações e Normas de Responsabilidade Social.
Na opinião de Alvismar Rodrigues Maia, presidente da Associação CHC, o treinamento em legislação do terceiro setor trouxe muitos benefícios e esclarecimentos à comunidade de Niquelândia. ?O evento foi muito positivo e de grande valia, pois abriu a nossa mente. Por meio das palestras, nós, praticamente leigos no assunto, pudemos obter muitas informações importantes para buscarmos cada vez mais melhorias?, afirma.
;
Já para Adriano Correia Peres, presidente da Central de Associações de Mini e Pequenos Produtores Rurais de Niquelândia, o seminário contribuiu para agregar e ampliar os conceitos de associativismo. “Cheguei no evento com uma idéia e, no final, pude mudá-la e ampliá-la. Estávamos sempre esperando recursos governamentais e das empresas e não sabíamos o que era lei e de direito da associação”, ressalta.
Desenvolvimento Sustentável: parte do negócio Anglo American
;
Para a Anglo American, o resultado do evento confirma sua gestão totalmente comprometida com responsabilidade social. No exterior, a companhia acaba de ser classificada, pela segunda vez, entre as três empresas européias com melhor desempenho em responsabilidade social pelo ?Good Company Rankings?, organizados pela revista de negócios `Manager`.
;
Estes rankings certificam empresas cujas políticas de capital humano e desenvolvimento sustentável contabilizaram resultados positivos em governança e produtividade . O terceiro lugar no ranking 2007 ? em que a Anglo American esteve à frente de empresas como BMW e da Telefónica ? foi anunciado durante o World Economic Forum, em Davos, Suiça. O primeiro e segundo lugares couberam às alemãs BASF, gigante do setor químico, e Henkel, de bens de consumo.
O Good Company Ranking é organizado duas vezes por ano pela Manager Magazin, Deloitte, e a consultoria empresarial Kirchhoff. É um trabalho independente desenvolvido entre as 120 maiores empresas européias, baseado nos resultados de trabalhos feitos com meio ambiente, capital humano, compromisso social e rentabilidade.
O Brasil também merece aplausos
A Anglo American Brasil, como em todas as empresas do grupo, desenvolveu um Plano de Envolvimento com a Comunidade (PEC) junto às unidades onde opera. O PEC resume as principais ações para a atuação de forma conjunta com as partes interessadas, para três anos (2006/2008). O objetivo é maximizar os aspectos e impactos positivos das atividades da Anglo nas comunidades e ainda otimizar as oportunidades locais identificadas no processo de consultas. As ações contidas no plano, e ainda outras que foram definidas ao logo do processo de envolvimento, têm um acompanhamento regular.
Como elemento auxiliar da sua política de Investimento Social, a empresa também desenvolveu um Manual de Apresentação de Projetos cuja meta é auxiliar as instituições de caráter público e privado na elaboração de projetos e parcerias que visem o desenvolvimento das comunidades onde atua.
Os fóruns comunitários, realizados duas vezes ao ano, constituem-se, mais do que encontros, em diálogos permanentes. ?Buscar a melhor parceria com as partes envolvidas é nosso foco principal?, afirma Juliana Rehfeld. ?Nosso compromisso é pensar e trocar opiniões sobre projetos, programas e formas de integração/participação da empresa naquilo que for de interesse coletivo?.
Grupo Anglo American
A Anglo American plc é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder; global em platina, ouro e diamantes, com participação significativa em; carvão, metais básicos e ferrosos, minerais industriais e papel &; embalagens. Produz itens que estão presentes no cotidiano e; que são essenciais para a vida moderna. O grupo tem operações nos 5; continentes (64 países), fala 20 idiomas e gera mais de 120 mil empregos diretos.; Atualmente tem projetos aprovados que somam recursos da ordem de 6,2 bilhões de dólares, que entrarão em atividade até 2009 e também estuda o investimento de mais de 10 bilhões de dólares em futuros projetos, o que garante a; continuidade do negócio.
No Brasil, o Grupo Anglo American é responsável pelas operações das empresas Mineração Catalão, Codemin e Copebrás, com atuação nos estados de Goiás (Niquelândia, Barro Alto, Catalão e Ouvidor) e São Paulo (Cubatão). A empresa atua no mercado brasileiro desde 1973 e emprega mais de 3.800 pessoas entre empregados e contratados.
;
O Grupo está presente no Brasil também na área de ouro, por intermédio de sua subsidiária não controlada AngloGold Ashanti, que possui operações em Minas Gerais e Goiás.
Assessoria de Imprensa Anglo American