Anglo American firma parceria com Petrobras
18/08/09
Acordo prevê fornecimento de mais de 600 milhões de quilos de combustível por 4 anos
A Anglo American Brasil ? unidade de negócio Metais Básicos – anuncia ao mercado o estabelecimento de uma parceria com a Petrobras, por meio da BR Distribuidora, para o fornecimento de óleo combustível e diesel a todas as unidades operacionais da empresa no País ? Barro Alto, Niquelândia, Catalão, Ouvidor e Cubatão. O acordo, firmado por 4 anos, prevê, durante este período, o suprimento de 560 milhões de quilos de óleo combustível 2A, para processos industriais, e 48 milhões de quilos de óleo diesel, para máquinas, equipamentos e frotas.
De acordo com Luiz Alberto Roselli de Souza, gerente de Compras da Anglo American Brasil, com o Projeto Barro Alto, que deve entrar em operação em 2011 e produzir cerca de 36 mil toneladas de níquel por ano, surgiu a necessidade de negociação do fornecimento com volumes maiores de óleo combustível e óleo diesel. ?Além disso, um de nossos principais interesses era que o fornecedor nos oferecesse também os reservatórios dos combustíveis. Fizemos uma licitação e a BR Distribuidora foi a empresa vencedora do processo que nos concedeu as melhores condições gerais?, destaca.
Um dos grandes benefícios para a Anglo American é que, a partir de agora, será também a BR quem cuidará da gestão de estoques, da operação e manutenção das plantas de Óleo Combustível nas plantas industriais de Niquelândia e Barro Alto. ?Esse é um fator importante para nós, uma vez que a gestão do estoque era realizada pela Anglo . Isso significa que reduziremos nossos custos de manutenção e inventário?, destaca.
Na unidade de Barro Alto, além dos tanques reservatórios, que começarão a ser construídos no princípio de 2010, a BR já instalou um posto de abastecimento de óleo diesel para a frota da Anglo American. Dentro desse posto, a BR fornecerá uma estrutura para controle de frota, ou seja, um sistema que identifica os veículos a serem abastecidos, a quantidade de combustível utilizada, bem como o consumo de cada veículo, seja em horas trabalhadas por litro de diesel ou em quilômetros por litro. ;
Além disso, para a Anglo American, a parceria com a Petrobras no Brasil, umas das 10 empresas do mundo que mais se valorizaram e a oitava maior em valor de mercados (segundo pesquisa da Ernst & Young divulgada em 05 de agosto de 2009), é a garantia de fornecimento contínuo de seus produtos e de oferecer um plano de contingência para evitar o desabastecimento em função de seu grande número de refinarias e de bases de distribuição de combustível próximas as unidades da Anglo American.
A assinatura deste contrato promove o estreitamento da relação comercial entre a Anglo American e a BR Distribuidora, proporcionando ganhos de custo de produção em escala para ambas as empresas, assegurando um impacto sócio-econômico positivo na região.
Outro diferencial do acordo, que também combina com as diretrizes da Anglo American, é a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras desenvolveu o Add Cleaner, um aditivo que reduz a emissão de poluentes para a atmosfera.; ?O histórico da Petrobras no Brasil é muito parecido com o que pensamos e adotamos como premissas: preocupação e responsabilidade de não causar danos ao meio ambiente, gestão de pessoas, geração de empregos, entre outros aspectos?, conclui o gerente.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é um dos maiores grupos em mineração e recursos naturais do mundo. Com suas subsidiárias, joint ventures e associadas, é líder global em platina e diamantes, e tem participação significativa em metais básicos, minério de ferro e carvão, em operações na África, Europa, América do Sul e do Norte, Austrália e Ásia.
Com operações instaladas desde 1973 no País, a Anglo American Brasil ? responsável pelo negócio de Metais Básicos – possui plantas de níquel em Niquelândia, nióbio em Ouvidor, fosfatados em Catalão, Ouvidor e Cubatão. A empresa também está investindo US$ 1,5 bilhão no Projeto Barro Alto para ampliar sua produção de ferroníquel – a nova planta irá produzir, em média, 36 mil t/ano de níquel contido em ferroníquel, a partir de 2011.
A Anglo American é uma empresa determinada a crescer no Brasil, trabalhando em conjunto com as comunidades locais e aplicando as melhores práticas de negócio adquiridas ao redor do mundo por quase um século.
Mais informações:
LVBA Comunicação
Fernanda Iema (fernanda.iema@lvba.com.br) ? 11-3039-0686
Toni Barros (toni.barros@lvba.com.br) ? 11-3039-0969