Anglo American aprova mina de níquel de US$1,2 bi no Brasil
07/12/06
JOHANESBURGO (Reuters) – O terceiro maior grupo minerador do mundo, a companhia Anglo American, deu nesta quinta-feira sinal verde para a construção de uma mina de níquel no Brasil no valor de 1,2 bilhão de dólares.
;
A Anglo informou em comunicado que o projeto Barro Alto, em Goiás, deve produzir 36 mil toneladas de níquel por ano ao longo da duração da mina, estimada em 26 anos.
;
A construção da mina deve começar no próximo ano e a produção a partir de 2010. A companhia espera que a capacidade total de produção possa ser alcançada no ano seguinte.
;
Barro Alto está localizada a cerca de 170 quilômetros noroeste de Brasília e a 150 quilômetros da atual operação Codemin, também de níquel, da Anglo.
;
“A produção de Barro Alto contribuirá de maneira significativa para a potencial duplicação da produção de níquel do grupo para cerca de 90 mil toneladas por ano em 2011”, afirmou o presidente-executivo da companhia, Tony Trahar. “Barro Alto é um projeto empolgante em um país onde a Anglo American tem longa experiência em administração e operação de projetos de níquel”, acrescentou o executivo.
;
O depósito, que a Anglo American comprou por 35 milhões de dólares em 2002, tem reservas de 116,2 milhões de toneladas com concentração média de 1,54 por cento de níquel.
;
Parte do projeto está sendo atualmente minerado para alimentar a planta Codemin, permitindo à unidade ampliar a produção anual de 6 mil para 10 mil toneladas e ajudando a Anglo aproveitar a alta dos preços do níquel. Os preços do metal na bolsa de valores de Londres atingiram um novo recorde de 34.500 dólares a tonelada na quarta-feira, depois de terem disparado mais de 150 dólares este ano.
;
A decisão da Anglo American segue-se à compra da mineradora canadense de níquel Inco pela Companhia Vale do Rio Doce, concretizada em outubro.
Agência Reuters