Alunos do Programa Vale Música participam de Festival nas Montanhas
11/01/13
Doze alunos do Programa Vale Música embarcaram; para Poços de Caldas, em Minas Gerais, onde participam da 14º edição do Festival de Música nas Montanhas. O evento acontece;até dia;19 de janeiro e vai contar com pouco mais de 100 alunos bolsistas de diversas partes do mundo, além de renomados professores da música erudita.
Os jovens músicos paraenses, com idades entre 13 e 20 anos, concorreram às bolsas para o Festival através de uma seleção feita pela internet. O Programa Vale Música, realizado pela Fundação Vale em parceria com a Fundação Amazônica de Música (FAM), conseguiu emplacar doze músicos: quatro violinistas, quatro trompistas, dois fagotistas, um violoncelista e um trombonista. É a primeira vez que o Vale Música terá um grande número de alunos do projeto no Festival.
Jaqueline Louzada, 17 anos, toca trompa e em 2012 foi a única integrante do Programa Vale Música a participar do Festival. Jaqueline reconhece o significado de participar do evento em Poços de Caldas. “No festival, nós podemos mostrar nosso trabalho, interagir com outras pessoas, outros músicos, tocar para um público diferente. É uma oportunidade ímpar”, afirma.; Para a instrumentista, o evento também é a chance de mostrar tudo aquilo que aprendeu no Programa. “Minha formação no Vale Música é completa. O sucesso é parte de uma base sólida e isso nós temos no projeto”, finalizou a jovem que há nove anos faz parte do programa.
Outro aluno destaque do projeto é Renan Cardoso, 16, que há oito anos integra o projeto. O violinista ganhou a bolsa e vai poder assistir gratuitamente a todas as atividades do Festival. Ele garante estar empolgado com a primeira participação em um festival. “Espero conhecer novos músicos, novos professores e fazer uma boa apresentação para que gostem de mim e me convidem mais vezes”, afirma.
Estados Unidos – Além do Festival Música nas Montanhas, Renan Cardoso e mais dois integrantes do Programa embarcam no inicio de fevereiro para os Estados Unidos, onde ficarão durante um mês assistindo a aulas com renomados professores. Renan e Fábio Santos seguem juntos para a Universidade de Novo México, na cidade de Albuquerque, e contarão com o apoio do maestro Cármelo de Los Santos. Já Alexandre Negrão, violinista, segue para a Universidade de Missouri e assistirá aulas com a bacharela em música Eva Szekely. “Três de nossos alunos vão passar um mês no exterior. É como se fosse um estágio para eles. Se o resultado for satisfatório, quem sabe não rolam bolsas de estudos? É o trabalho desenvolvido pelo Programa Vale Música sendo reconhecido”, afirma Izabel Boulhosa, coordenadora administrativa da FAM.
Assessoria Vale