Alemanha: siderúrgica Salzgitter prevê forte aumento de custos
23/04/10
A siderúrgica alemã Salzgitter disse nesta terça-feira que prevê custos de produção consideravelmente mais elevados, já que os preços de suas principais matérias-primas deverão aumentar. A empresa acrescentou que está em negociações com seus clientes para repassar esses aumentos.
;
A Salzgitter acredita que os preços mais altos do minério de ferro, do carvão de coque e da sucata de metal vão elevar seus custos de produção em 110 euros por tonelada de aço no segundo trimestre, disse um porta-voz da companhia, confirmando comentários de seu executivo-chefe, Wolfgang Leese, feitos em evento com clientes durante os intervalos de uma feira do setor.
Para o terceiro trimestre, a previsão é de aumento de custos de 78 euros por tonelada de aço. As três maiores mineradoras do mundo – a brasileira Vale as anglo-australianas Rio Tinto e BHP Billiton – deverão aumentar fortemente os preços do minério e carvão de coque em contratos de longo prazo este ano.
;
Algumas siderúrgicas da Ásia já fecharam com as mineradoras aumentos de 90% e 55% para o minério de ferro e o carvão de coque, respectivamente. Alguns novos acordos também preveem contratos de referência trimestrais em vez de anuais. No começo deste mês, a Salzgitter elevou os preços de seus produtos planos em algo entre 60 e 80 euros por tonelada.
Agência Estado