Alcoa vai concluir projetos em 2008
02/04/07
SÃO LUÍS, 2 de abril de 2007 – O presidente mundial da Alcoa, Alain Belda, confirmou que as obras de ampliação da refinaria do Consórcio de Alumínio do Maranhão (Alumar), em São Luís, e da mina de bauxita em Juruti, no Pará, caminham bem e serão concluídas dentro do prazo previsto. Os projetos deverão entrar em operação até o segundo semestre de 2008.
;Os investimentos na expansão da refinaria, em São Luís, são da ordem de R$ 4, 1 bilhões para elevar a produção de alumina (matéria-prima do alumínio) de 1,5 milhão para 3,5 milhões de toneladas por ano.
Para o projeto de Juruti, os investimentos são estimados em US$ 400 milhões. A bauxita – a matéria-prima da alumina – vai atender ao aumento da produção da refinaria da Alumar. De acordo com o projeto, a mina deverá produzir, num primeiro momento, cerca de 2,6 milhões de toneladas de bauxita por ano.
Em Juruti, várias frentes de trabalho estão a todo vapor nas áreas do porto, na ferrovia e na área de beneficiamento de minério. “A previsão é que a primeira embarcação carregada com bauxita parta com destino à refinaria em São Luís na metade de 2008”, afirmou o presidente da Alcoa América Latina, Franklin Feder, que também acompanhou Belda durante a visita aos projetos.
;A refinaria tem data prevista para entrar em operação em setembro do próximo ano. A obra foi iniciada em dezembro de 2005. O porto da Alumar também está sendo ampliado para aumentar a capacidade de operações, tanto de desembarque de bauxita da mina de Juruti quanto de embarque de alumina, boa parte destinada ao mercado externo.
;Belda veio ao Brasil verificar de perto o andamento das obras da refinaria e da mina de Juruti. “Faz parte do programa de investimentos a visita aos projetos”, disse o executivo. A visita, realizada sexta-feira, começou por São Luís, na refinaria da Alumar. A Alcoa detém 60% de participação acionária no consórcio para produção de alumina e de alumínio.
;Ainda na capital maranhense, o presidente da Alcoa recebeu homenagens do Corpo de Bombeiros do Maranhão e da Liga da Defesa Nacional, em solenidade no palácio do governo Henrique de la Roque. (Franci Monteles – Gazeta Mercantil)
Gazeta Mercantil