Alcoa realiza primeira ação voluntária do ano em apoio à Coopergore e à Escola Municipal João Pinheiro
09/04/25
A parceria beneficiará a cooperativa e mais de 220 crianças da escola municipal

Crédito: Divulgação
Poços de Caldas (MG) – A Alcoa Poços de Caldas, por meio do Instituto Alcoa, realizou no sábado, 5 de abril, o 1º ACTION, em prol da Coopergore (Cooperativa de Coleta e Reciclagem de Óleos e Gorduras Residuais) – formada exclusivamente por mulheres de Poços de Caldas.
O evento contou com a participação de 54 voluntários, incluindo colaboradores da Alcoa e seus familiares, membros da Coopergore e comunitários. A Escola Municipal João Pinheiro, em Poços de Caldas, por indicação da Cooperativa, recebeu as atividades voluntárias. A ação incluiu pinturas para revitalizar as áreas de lazer e de leitura da instituição, além do plantio de 30 mudas de árvores frutíferas. Para somar, uma Campanha de Doações de Livros realizada na Alcoa, no Colégio CEPOC (Centro Educacional Poços) e na Coopergore, com parceria das editoras Leiturinha e Nanabooks, arrecadou mais de 400 livros infantis.
Rita Rodrigues, presidente da Coopergore, relata que a parceria com a escola já dura seis anos, focada na educação ambiental. “Contamos com o apoio dos alunos e de suas famílias para a coleta de óleo utilizado em nossa cooperativa. A cada litro de óleo recebido, doamos R$ 1,50 para o Caixa Escolar. É uma via de mão dupla que tem gerado resultados muito positivos. Neste mês, conseguimos quase 150 litros por meio da campanha”, celebra.

Pintura de jogos no pátio da escola, uma das atividades realizadas pelos voluntários. Crédito: Divulgação
A Coopergore, após a entrega do relatório final e aprovações finais do Instituto Alcoa, será beneficiada com a doação de R$ 15 mil, que será utilizada para a compra de um tanque de 10 mil litros para armazenamento de óleo, aumentando a capacidade produtiva da cooperativa.
Para a escola, a ação veio em boa hora e irá beneficiar 226 crianças do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, conta Valmiria Carvalho, diretora da escola. “Nós temos projetos de meio ambiente e de leitura, certamente nossos alunos vão usufruir diariamente do espaço revitalizado e dos materiais arrecadados”, destaca.
Ao longo de 2025, serão realizadas nove ações pelo Programa ACTION, beneficiando instituições com a realização de trabalho voluntário em comunidades de Poços de Caldas, Andradas e Caldas, em Minas Gerais, e Divinolândia e São Sebastião da Grama, em São Paulo. “Durante essas ações, reforçamos nossos valores de Cuidar das Pessoas, sempre tendo em vista o desenvolvimento compartilhado com as comunidades onde atuamos”, conclui Márcio Fávero, diretor de Compras, que, além de voluntário na ação, representou a liderança da Alcoa Poços de Caldas.

Pintura de jogos no pátio da escola, uma das atividades realizadas pelos voluntários. Crédito: Divulgação
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, desde 1965. Com mais de mil funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina ao mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource. Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo.
Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 31 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social.
Para saber mais sobre a Alcoa, assista ao vídeo institucional: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0
Sobre o Instituto Alcoa
Fundado em 1990, no Brasil, o Instituto Alcoa é um instituto empresarial sem fins lucrativos, que tem o propósito de transformar coletivamente os territórios em que a Alcoa está presente – Poços de Caldas, em Minas Gerais; São Luís, no Maranhão; e Juruti, no Pará, a fim de torná-los mais inclusivos e menos desiguais.
Para isso, o Instituto Alcoa promove iniciativas em Educação e Geração de Trabalho e Renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, além de incentivar a participação social e o diálogo em torno das causas como forma de mobilização para o engajamento. Sua atuação se conecta às políticas públicas e agendas de interesses globais, como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).