Alcoa premiada pelo governo dos EUA por excelência em recuperação de áreas mineradas
20/10/06
Companhia, já premiada por seu trabalho em mineração de bauxita em Poços de Caldas-MG, recebe reconhecimento do governo norte-americano por sua liderança na recuperação de áreas mineradas a céu aberto
;
A Alcoa venceu o Prêmio Nacional de Excelência em Mineração de Superfície 2006, concedido pela Secretaria de Mineração a Céu Aberto (OSM, em inglês) do Departamento do Interior dos Estados Unidos, por suas realizações na recuperação de áreas mineradas, na mina de carvão Sandow, situada em Rockdale, Texas. É a segunda vez que a Companhia é reconhecida nacionalmente como líder na recuperação de minas pelo órgão do governo norte-americano. Em 1998, foi designada a “Melhor das Melhores” minas a céu aberto do País por sua gestão ambiental.
;
Os prêmios nacionais da OSM são concedidos às empresas pelo desenvolvimento de técnicas de recuperação que se disseminam em outras áreas, com destaque para o solo, por meio de métodos tradicionais. As empresas vencedoras são selecionadas depois de uma minuciosa avaliação, que contempla uma visita ao local e a análise dos registros de cumprimento da Lei de Mineração a Céu Aberto. Entre os critérios estão a dificuldade de se conseguir a recuperação nas condições existentes, capacidade de transferir as melhores práticas, superação do espírito e intenção da Lei de Mineração a Céu Aberto, além dos benefícios de longo prazo à comunidade.
;
“Ao realizarmos esta premiação, reconhecemos o compromisso de longo prazo da companhia com o meio ambiente em Sandow e seu trabalho para assegurar um benefício econômico duradouro para a comunidade, inclusive a produção de feno e a restauração de pântanos e do habitat,” disse o diretor adjunto da Secretaria de Mineração Superficial, Brent Wahlquist. “Essa recuperação de alta qualidade é um modelo para a indústria de carvão. Parabenizo a Alcoa pelos elevados padrões que estabeleceu e pelo firme compromisso com as pessoas e o meio ambiente.”
;
“Como integrante da comunidade, a Alcoa reconhece sua responsabilidade pela restauração dos habitats naturais e do ecossistema que é prejudicado durante a mineração. Temos muito orgulho desse reconhecimento nacional de nossos trabalhos de gestão ambiental na mina Sandow e de termos tornado a terra recuperada rica e fértil, com vida selvagem em abundância, áreas pantanosas e gramíneas e árvores nativas. Continuaremos nos concentrando no desenvolvimento de outras formas de garantir um futuro sustentável,” disse Geoff Cromer, vice-presidente de operações da Alcoa Primary Metals (Estados Unidos).
;
O programa dos prêmios de Excelência na Mineração Superficial de Carvão e Recuperação de Superfícies Mineradas começou em 1986 com os objetivos de reconhecer publicamente a excelência na recuperação de áreas de minas de carvão ativas e destacar técnicas exemplares de recuperação.
;
Em Poços de Caldas
;
No Brasil, a Alcoa também atua por meio das melhores práticas de recuperação de áreas mineradas de bauxita. Em Poços de Caldas, por exemplo, onde está presente há 41 anos, foi implementado um sistema de reabilitação que também é referência mundial, tendo sido reconhecido duas vezes pelo Prêmio de Excelência Ambiental, em 1993 e 1999, concedido pela Alcoa Inc. A reabilitação de áreas mineradas no País é já era realizada pela Alcoa mesmo antes da Constituição de 1988, que estabeleceu a obrigatoriedade dessa prática pelas empresas de mineração.
;
Em Juruti, no oeste do Pará, onde a Alcoa está instalando uma unidade de mineração, as áreas recuperadas seguirão as mesmas práticas de excelência adotadas em Poços de Caldas e nas demais operações similares. Devido às características da região de Juruti, a Companhia atua com base no conceito de Desenvolvimento Regional Sustentável, em parceria com a comunidade.
;
Sobre a Alcoa
;
Há 40 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 129 mil funcionários em 43 países e foi nomeada, em 2006, pela segunda vez consecutiva, como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. A Alcoa também é considerada líder da ética desde 2005, em ranking do Covalence Ethical, instituição suíça que avalia as empresas no campo da reputação ética. Além disso, a Empresa integra pela quinta vez o Índice Dow Jones de Sustentabilidade e recebeu nota 10 (máxima) em comportamento empresarial, em ranking da GovernanceMetrics International.
;
Na América Latina, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e possui operações em seis estados brasileiros (Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina), incluindo uma nova mina de bauxita, que está sendo instalada em Juruti (PA). Possui operações também na Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. Além disso, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas de Barra Grande e Machadinho, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. É considerada uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, em rankings das revistas Exame e Época e uma das dez melhores na América Latina, segundo o Instituto Great Place to Work. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no website: www.alcoa.com.br
Alcoa