Alcoa negocia início de produção de alumínio na Índia
30/10/06
CINGAPURA – A Alcoa, maior produtora de alumínio do mundo, está negociando começar a produzir o produto na Índia apesar de enfrentar diversos problemas de infra-estrutura na terceira maior economia da Ásia.
;
A Alcoa, que não possui produção na Índia atualmente, quer começar a abastecer um dos mercados emergentes que mais cresce e está considerando várias opções que podem incluir uma joint-venture ou a montagem de instalações próprias de produção.
;
“Estamos buscando um projeto na Índia e é uma grande oportunidade, embora entrar no mercado não seja tão fácil quanto tínhamos pensado”, afirmou à Reuters o vice-presidente da Alcoa, Helmut Wieser, nesta segunda-feira.
;
“As possibilidades logísticas e de transportes são limitadas e você tem de levar isso em consideração.”
;
Ele acrescentou que o acesso restrito à energia na Índia também é um grande problema para uma indústria que faz uso intenso de energia, como a de produção de alumínio.
;
O grupo norte-americano, cujos produtos de alumínio são usados em carros, aeronaves e latas de bebidas, prevê que o consumo anual dobre para 60 milhões de toneladas até 2020 devido à forte demanda dos mercados emergentes do Brasil, Rússia, Índia e China.
Reuters