Alcoa de Portas Abertas recebe comunidade da Zona Sul de Poços de Caldas
24/07/24
Relacionamento com comunidades vizinhas faz parte das ações da empresa.
A Alcoa Poços de Caldas mantém um relacionamento próximo e colaborativo com as comunidades onde atua. Para apresentar a sua estrutura, processos, produtos e ações institucionais, além de esclarecer dúvidas, a área de Relações Externas e Comunicação convidou um grupo de moradores e pessoas que trabalham na Zona Sul, área onde está localizada a fábrica, para o Programa Alcoa de Portas Abertas (ADPA), realizado na última quarta-feira, 17 de julho.
Cerca de 15 pessoas passaram o dia na fábrica, onde receberam explicações sobre produtos e suas aplicações, e realizaram um tour pelas operações das áreas de Refinaria, Metal, Áreas de Resíduos de Bauxita (ARBs) e Filtro Prensa – tecnologia que mudou a disposição de resíduo de úmido para seco. A visita também incluiu o Parque Ambiental, área de conservação que a Alcoa Poços mantém na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Retiro Branco.
“Abrir as portas da Alcoa para receber os moradores e trabalhadores da Zona Sul em nosso Programa foi um momento de grande satisfação. Este encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para aprimorar nosso diálogo de maneira clara e informativa, marcando um dia especial com uma troca de informações extremamente enriquecedora”, destaca Fabio Costa, coordenador de Relações Comunitárias e Comunicação da Alcoa Poços de Caldas, que afirmou que foi um privilégio recebê-los, fortalecendo as relações já estabelecidas por meio de ações voluntárias e programas.
O grupo avaliou a visita positivamente, como o caso de Ana de Souza, dona de casa, moradora do Conjunto Habitacional Pedro Afonso Junqueira. “Amei a visita e a recepção que tivemos na Alcoa. Gostei muito de entender mais sobre as Áreas de Resíduo de Bauxita (RBs), por exemplo. Entendi que as operações são realmente seguras”, conclui.
Sobre o Alcoa de Portas Abertas
O Alcoa de Portas Abertas foi criado para apresentar, de forma transparente, os processos e estruturas da Alcoa Poços de Caldas para comunidade, instituições e públicos interessados. Trata-se de uma iniciativa promovida mensalmente pela companhia. Só este ano, cerca de 120 pessoas já participaram do programa.
Sobre a Alcoa Poços de Caldas
A unidade de Poços de Caldas (MG) é o marco inicial da história da Alcoa no Brasil, em 1965. Com mais de 1.400 funcionários (entre diretos e contratados), a unidade foca em pesquisa, desenvolvimento e aplicações que têm o potencial de transformar a indústria do alumínio.
Dedicada à produção de alumina, lingotes, tarugos e pó de alumínio, a planta destina para o mercado nacional e global produtos com baixa emissão de carbono que levam o selo EcoSource.
Conforme a estratégia de atuação responsável da Alcoa, a unidade adota medidas para ampliar seu legado positivo. Não por acaso, em Poços de Caldas foi instalado o primeiro equipamento de filtração na Refinaria da Alcoa no Brasil, mudando a disposição do resíduo de bauxita de úmido para seco – tecnologia referência para a indústria do alumínio, trazendo inovação e sustentabilidade para o processo.
Ao mesmo tempo, o Parque Ambiental comprova, há 31 anos, a seriedade do compromisso da Alcoa com a recuperação de áreas mineradas, tendo a primeira trilha do estado de Minas Gerais em área reabilitada com mata nativa, sendo um espaço de educação ambiental e engajamento social. Para saber mais sobre a Alcoa, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=kRYX4J07yG0.