Alcoa anuncia novos executivos em áreas de Sustentabilidade
30/07/09
O engenheiro químico Nilson P. Souza, 55, paulista, acaba de assumir as áreas deSustentabilidade;e Saúde, Segurança e;Meio Ambiente;da Alcoa. O executivo é vice-presidente de Produtos Primários para a América Latina e Caribe, unidade que concentra os principais negócios da Alcoa no Brasil e no mundo, responsável pelas operações de;mineração;de bauxita, refino de alumina e redução de alumínio.
Para completar sua equipe e reportando-se a ele, a Alcoa nomeou Domingos Campos para a gerência de Saúde, Segurança e;Meio Ambiente, e Thais Magalhães para a área deSustentabilidade.
Souza começou a trabalhar na Alcoa em 1976, como engenheiro de processos da área de Alumínio Primário na fábrica de Poços de Caldas-MG. Sua experiência como gestor na empresa abrange um período no exterior, passagens pelas áreas de Manufatura, Qualidade e Recursos Humanos.
Foi ainda o gerente de Operações da fábrica de Poços de Caldas e diretor do Consórcio Alumar, em São Luis. Em 2006 assumiu a diretoria de Produtos Primários e, em 2007, também a diretoria de Construção do Projeto de;Mineração;de Bauxita de Juruti (PA), que entrará em operação ainda neste ano.Campos é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pós-graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui MBA executivo pelo IBMEC-SP. Ingressou na Alumar, em 1991, como engenheiro de Meio-Ambiente. Em 2001, foi promovido a superintendente e, em 2006, nomeado para assumir a gerência de;Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho.
Thais está na Alcoa desde 2007, tendo atuado anteriormente com projetos de;Sustentabilidade;no Banco Real. É graduada em Engenharia de Produção pela USP-Universidade de São Paulo e especializada em Facilitação e Psicologia de Grupos.
Já o diretor de;Mineração;da Alcoa, José Carlos Danza, nomeou como responsável pela área deSustentabilidade;nas unidades de;mineração;da Alcoa América Latina e Caribe o cientista social Fábio Abdala, que trabalha na Alcoa desde 2007, quando assumiu a consultoria deSustentabilidade;e Projetos Sociais da Mina de Bauxita de Juruti e a coordenação do programa Juruti Sustentável, com apoio da Fundação Getulio Vargas e do FUNBIO-Fundo Brasileiro para Biodiversidade.
Abdala é mestre em Ciência Política e doutor em Relações Internacionais, com 15 anos de experiência em governança ambiental, tendo atuado como gestor público no governo do Amapá e no Ministério do;Meio Ambiente, e como secretário executivo da rede social Grupo de Trabalho Amazônico.
Canal Executivo – SP