Aggreko apresenta soluções de energia temporária no Pará
23/08/10
A multinacional Aggreko ? líder mundial no fornecimento de soluções temporárias de energia e resfriamento de processo e climatização – apresentou esta semana o evento ?Parada Programada? para funcionários da Vale e de outras empresas de Parauapebas, no Pará. A empresa fornece geradores em contêineres ISO de 20 pés, que permite rápida mobilização, facilidade de transporte, instalação flexível e fornecimento de energia sob medida para o setor. Presente no Brasil desde 2003, a Aggreko é a detentora do maior número de equipamentos de geração de energia em contêineres no mundo, com uma frota de aluguel avaliada em mais de US$ 1 bilhão.
;
O principal objetivo do “Parada Programada” foi apresentar a relação custo x benefício das diferentes soluções da companhia para o mercado de mineração. Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), o investimento da indústria mineral brasileira vai alcançar um marco histórico nos próximos anos. A projeção atual indica aportes de US$ 48,2 bilhões até 2012. O retorno econômico proveniente dos recursos naturais, no entanto, requer uma logística diferenciada, principalmente quando o assunto é energia, porque, na maioria das vezes, os projetos são instalados em locais remotos, de difícil acesso e em condições naturais adversas.
;
Nesse contexto, a velocidade de retorno de um projeto está intimamente ligada às soluções encontradas pelas empresas para viabilizar a energia necessária para tirar o investimento do papel. E como esperar pela solução definitiva pode levar tempo demais, grandes empresas têm optado por soluções temporárias de energia. Em um mercado em que a agilidade é essencial para potencializar investimentos, essa solução é benéfica para o início de operação das minas, seja para encurtar a implantação ou para manter o cronograma previsto.
;
Outra questão enfrentada pelas mineradoras é com relação às condições adversas a que os mineiros são expostos quando trata-se de extração em ambientes subterrâneos profundos. Um problema comum é o calor extremo causado pela atividade geotérmica natural e pelos equipamentos usados para o trabalho na mina. Uma solução que vem sendo adotada em escala crescente é a locação de equipamentos para resfriamento de processos e climatização, ideal para criar condições mais amenas para o trabalho dos mineiros. Nas minas da Anglo Coal Mooranbah Longwallde, em Queensland Central , Austrália, desde 2001 há uma unidade de resfriamento de ar que fica disponível no local, durante o meio do verão, para reduzir as temperaturas a níveis aceitáveis.
;
O setor de mineração está com o pé no acelerador e, como tal, estimula o surgimento de novas tecnologias de prestadores de serviço que só têm a agregar ao negócio, seja na velocidade com que os investimentos passam a dar retorno, seja em segurança para as operações. Cabe às empresas estarem atentas às formas mais baratas e seguras de produção, que podem otimizar o negócio e, consequentemente, contribuir para o crescimento do setor.
;
Uma das expectativas da Aggreko para 2010 é ampliar os contratos em resfriamento de processos e climatização em toda a América do Sul. A meta é que esses contratos sejam responsáveis por 50% do volume de negócios da companhia na região até 2014. Segundo o diretor regional Diógenes Paoli Neto, as indústrias brasileiras estão começando a tomar conhecimento desse serviço e buscando, por exemplo, investir em planos de contingência, que evitam qualquer paralisação do processo.
;
Perfil- A Aggreko plc é a líder mundial no fornecimento de soluções temporárias de controle de energia e resfriamento de processo e climatizaçãotemperatura e emprega mais de 4.000 pessoas com operações em mais de 144 localidades. Em 2009, prestamos serviços a clientes em aproximadamente 100 países, obtendo receitas aproximadas de 1.0 bilhão de Libras (USD $1.6 bilhão ou Euros ?1.1 bilhão). A Aggreko plc está cotada na Bolsa de Valores de Londres (AGK.L), faz parte do Índice FTSE-100, e está sediada na Escócia. [www.aggreko.com].
;
A Aggreko fornece soluções de energia elétrica e térmica a clientes que necessitam de serviços com rapidez, por curto ou indeterminado período de tempo. Como exemplo, temos o fornecimento de energia para instalações industriais que necessitam de fornecimento permanente, fornecimento emergencial para cidades inteiras em casos de falta de energia, ou climatização e energia para grandes eventos esportivos. Nossos clientes são atendidos localmente por meio de nossos 144 centros de serviços, ou globalmente por meio de nossa equipe de Projetos de Energia Internacional.
Através de nossas bases operacionais, responsáveis por quase a metade de nossas receitas, nós fornecemos equipamentos para a operação de nossos clientes, enquanto nos responsabilizamos pelos serviços de manutenção. Com a equipe de Projetos Internacionais, responsável aproximadamente pela outra metade de nossa receita, operamos como provedores de energia. Nós instalamos e operamos usinas de energia e cobramos de nossos clientes pelo fornecimento da capacidade de geração e pela energia produzida. Projetamos e fabricamos equipamentos especialmente para essas necessidades em nossa fábrica em Dumbarton, na Escócia.
;
Entre nossos clientes mais recentes, destacamos as Olimpíadas de 2008 em Beijing, Olimpíadas de Vancouver em 2010 e – o fornecimento de energia temporária em mais de 50 países incluindo Reino Unido, França, Angola, Quênia, Indonésia, Bangladesh, Argentina, Venezuela, Chile, Brasil e EUA. [www.aggreko.com.br]
;
Portal Fator Brasil