Acordo busca diversificar economia em Conceição do Mato Dentro e região
30/06/22
Com o objetivo de desenvolver estratégias de diversificação econômica dos municípios anfitriões para além da mineração, foi assinado, na última quarta-feira (29/06), um acordo de cooperação técnica entre a Anglo American, o município de Conceição do Mato Dentro (MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).
A formalização desse acordo ocorreu no Paço Municipal de Conceição do Mato Dentro. A iniciativa nasceu no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que tem foco em estabelecer parcerias sólidas, para ampliar as possibilidades de desenvolvimento econômico das regiões onde a empresa opera. Tudo isso de forma sustentável, promovendo a independência desses municípios da atividade mineradora.
Nesse sentido, já foram realizados estudos, entrevistas e análise documental para identificação de cadeias produtivas com alto potencial de desenvolvimento na região. Entre as cadeias escolhidas, nesse primeiro momento, estão as de turismo, agricultura e Eco Parque Industrial, mas outras poderão integrar a iniciativa futuramente.
Durante as entrevistas e discussões com diversas instituições foram identificadas sinergias com outras iniciativas existentes, como o Projeto Reconversão Produtiva de Territórios Minerados (Governo de Minas, Sebrae, Fiemg, Amig, BDMG e Ibram). “Percebemos a oportunidade de cooperação entre as instituições para somar esforços em prol do desenvolvimento regional”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Socioinstitucional da Anglo American. A partir desses engajamentos, surgiu a oportunidade da assinatura do acordo em Conceição do Mato Dentro. A solenidade contou com a presença de representantes dos setores público, privado e do terceiro setor da região.
“A viabilidade da atividade minerária e a necessidade de práticas empresariais mais sustentáveis no setor são temas que impactam vários municípios mineiros, entre eles Conceição do Mato Dentro. Por isso, unimos esforços para discutir alternativas econômicas viáveis e construir um plano de desenvolvimento para os municípios direta e indiretamente impactados pela atividade”, explica João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas.
“Alinhados ao nosso Plano de Mineração Sustentável e ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, buscamos apoiar as comunidades anfitriãs para que elas sejam cada vez mais prósperas. O acordo assinado hoje reafirma esse nosso compromisso, que visa traçar novos rumos para a economia local, com incentivos a atividades já existentes e a novas oportunidades e vocações que vão além da mineração. Queremos deixar na região um legado para além da vida útil da mina”, ressalta Guimarães.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa líder global em mineração e nossos produtos são essenciais em quase todos os aspectos da vida moderna. Nosso portfólio de operações competitivas de classe mundial, que inclui uma ampla gama de opções de desenvolvimento futuro, fornece metais e minerais para um mundo mais limpo, mais verde e mais sustentável, atendendo ao rápido crescimento das demandas diárias de bilhões de consumidores.
Com nossas pessoas no coração dos nossos negócios, utilizamos práticas inovadoras e as mais recentes tecnologias para descobrir novos recursos e minerar, processar, movimentar e comercializar nossos produtos, os quais possibilitam a vida moderna para os nossos clientes – de forma segura, responsável e sustentável.
Como produtora responsável de diamantes (por meio da De Beers), cobre, metais do grupo da platina, minério de ferro de qualidade premium, carvão metalúrgico para siderurgia e níquel, além do projeto de nutrientes naturais em desenvolvimento, estamos comprometidos em atingir a neutralidade nas emissões de carbono em nossas operações até 2040. De forma mais ampla, por meio de nosso Plano de Mineração Sustentável, estamos comprometidos com uma série de metas desafiadoras para garantir que trabalhemos em prol de um meio ambiente saudável, desenvolvendo comunidades prósperas e construindo confiança como líder corporativo.
Trabalhamos em conjunto com nossos parceiros de negócios e diversas partes interessadas para liberar o potencial do valor sustentável que esses recursos representam para as comunidades e países onde operamos, para nossos acionistas, além da sociedade como um todo. A Anglo American está reimaginando a mineração para melhorar a vida das pessoas.