Ações da Rio Tinto disparam com rumores sobre interesse da BHP
09/05/07
Por James Regan
SYDNEY, 9 de maio (Reuters) – As ações do grupo de mineração Rio Tinto <RIO.AX><RIO.L> disparavam nesta quarta-feira, impulsionadas por rumores de que a rival de maior porte BHP Billiton <BHP.AX> <BLT.L> está planejando uma oferta pela empresa para criar a quinta maior companhia do mundo. Apesar disso, a Rio Tinto negou que tenha sido contatada.
Rumores de que a BHP está se preparando para fazer uma oferta hostil pela Rio Tinto varreram os mercados australianos depois que a empresa recusou uma proposta amigável definida entre 100 a 110 dólares australianos por ação, que previa ágio de 23 por cento sobre o fechamento da ação na terça-feira, disseram operadores e analistas.
Mas a Rio Tinto emitiu depois disso um comunicado negando que tenha ocorrido uma oferta. “A Rio Tinto não tem ciência sobre qualquer contato para aquisição por parte da BHP Billiton”, informou a empresa em comunicado. A BHP não comentou o assunto.
Às 7h30 (horário de Brasília), as ações da Rio Tinto em Londres exibiam valorização de 5,05 por cento. Na Austrália, o papel fechou em alta de 6,47 por cento.
Baseado no fechamento das ações em Sydney e nos preços em Londres, o valor de mercado combinado da BHP e da Rio Tinto é de cerca de 250 bilhões de dólares, o que tornaria a união a quinta maior companhia do mundo, atrás da Exxon <XOM.N>, General Electric <GE.N>, Microsoft <MSFT.O> e Citigroup <C.N>.
“A combinação dos dois grupos resultaria em economia de custos e também um poder de compra maior”, disse o analista da Numis Securities, John Meyer, em nota, acrescentando que o negócio deve enfrentar significativa oposição por parte de autoridades regulatórias.
Na segunda-feira, a gigante do alumínio Alcoa <AA.N> informou que fará uma oferta hostil de aquisição da rival canadense Alcan <AL.TO> por quase 27 bilhões de dólares, depois que as negociações entre ambos os grupos fracassaram.
REUTERS AAJ CS
Reuters Brasil