Aço e mineração: em prévia, corretora não enxerga resultados como drivers
29/04/10
Em sua prévia das divulgações de resultados do setor de aço e mineração, a Itaú Corretora avalia que recente ascensão nos preços do minério de ferro não deverá refletir nos números trimestrais.
;
Com isso, os analistas preveem que os balanços terão pouco peso nos papéis.
;
?Não esperamos que os resultados das companhias de aço e mineração sejam drivers das ações, dado que eles não refletem inteiramente a alta nos preços de aço e do minério de ferro?, avaliam Marcos Assumpção e Alexandre Miguel, analistas que assinam o relatório da corretora.
;
Usiminas, CSN e Vale: melhor desempenho
Observando as companhias do setor, os dois esperam que ?em bases relativas?, a Usiminas (USIM5), a CSN (CSNA3) e a Vale (VALE3, VALE5) deterão listar melhora em seus números operacionais ?devido à sólida demanda doméstica por aço e ao aumento do preço do minério de ferro e redução dos custos?.
;
Para as duas siderúrgicas, os analistas avaliam que elas irão se beneficiar dos preços mais altos no mercado local e em seu mix de vendas, ?o que provavelmente mais do que compensará o aumento potencial de suas matérias-primas?.
;
Quanto à Vale, a perspectiva é de contração nos custos dos bens vendidos por tonelada e nas despesas operacionais, uma vez que no quarto trimestre houve itens não recorrentes à mineradora. Assumpção e Miguel também esperam que a margem da companhia cresça 13 pontos-base, para 43%.
;
Gerdau e Magnesita: “neutro”
Já com relação a Gerdau (GGBR4) e Magnesita (MAGG3), a expectativa dos analistas é de que os resultados venham ?neutros?. Para a primeira, é esperado uma estabilização de sua margem Ebitda (relação entre a geração operacional de caixa e receita líquida), devido em parte à elevação dos custos de sua divisão de aço; quanto à segunda, também espera-se manutenção da margem Ebitda, devido à implantação de novos contratos.
;
MMX: “ainda negativo, mas melhorando”
Por último, a equipe da Itaú Corretora avalia que o Ebitda (geração operacional de caixa) da MMX Mineração (MMXM3) ?ainda? deverá permanecer negativo, ?mas melhorando?.
InfoMoney