Aberta a EXPOSIBRAM 2023
28/08/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) inaugurou a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023) nesta 2ª feira, 28 de agosto, no Hangar, em Belém (Pará). O evento segue até o dia 31/8.
A edição deste ano conta com muitas novidades, presença de personalidades de vários setores e apresenta excelentes perspectivas de negócios para as próximas décadas – tanto que 100% dos espaços para a exposição foram comercializados em julho último.
Ana Cristina Cabral, CEO da Sigma Lithium, Eduardo Bartolomeo, Presidente da Vale, Jamile Cruz, Country Manager da Rio Tinto, Raul Jungmann, Presidente do IBRAM, Rohitesh Dhawan, Presidente do International Council on Mining and Metals (ICMM) e Ana Paula Bittencourt, secretária Adjunta da secretaria Nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia foram as autoridades presentes no talk show de abertura para falar sobre os desafios do setor mineral brasileiro.
Após o talk show, foi realizado a solenidade de abertura do evento com presença de personalidades ligadas ao setor e também o governador do Pará, Helder Barbalho. Em seguida, a feira internacional de mineração foi inaugurada.
A EXPOSIBRAM segue até o dia 31/8 com uma programação com painéis que debaterão: Certificação de ouro: tecnologias e mercado; Energia renovável e mudanças climáticas; Direito tributário para a indústria de mineração; Mineração para a transição energética: oportunidades para a América Latina; Históricos e rodadas de disponibilidades da ANM; Segurança de processos na mineração”; “Políticas públicas para minerais estratégicos no Brasil, entre outros. Acesse aqui toda a programação do evento.
Clique aqui e acesse as fotos da EXPOSIBRAM 2023.
Homenagens durante a abertura
A solenidade de abertura abriu espaço especial para homenagens. O setor mineral brasileiro reconhece publicamente o mérito do trabalho desenvolvido pelo governador Helder Barbalho, pela Frente Parlamentar da Mineração Sustentável e também para a empresa Geosol.
Patrocínios da EXPOSIBRAM
Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), Hexagon (Ouro), BHP (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa Resources (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata), Geosol (Prata), Usiminas Mineração (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais S/A (Bronze), Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração – CBMM (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze) Largo Brasil (Bronze), Orica (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP Global (Bronze) e Yara (Bronze).
Apoios
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (Abfa), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (Abremi), Associação de Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (Apemi), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), International Council on Mining and Metals (ICMM), Ordem dos Advogados do Brasil Seção Minas Gerais (OAB – MG), Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (Sindipedras) e Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra).
O evento conta ainda com o apoio editorial de Revista Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras, Eae Máquinas, Revista Amazônia, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, PIM Amazônia, e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração Brasil e Noticia Sustentável.