A visão de outros setores para avançar na agenda de diversidade e inclusão é tema da Diversibram 2024
19/03/24
A prática do benchmarking para conhecer as ações de outros setores da economia em defesa da diversidade e inclusão (D&I) no meio corporativo pode contribuir para a evolução do setor mineral. Esta foi a temática do painel “Como a mineração pode se inspirar com outros setores para avançar na agenda de D&I” transmitido online nesta terça-feira, 19, na Diversibram 2024 – a mineração sem rótulos, organizada pelo IBRAM.
Marisa Kie Lemos Nikaedo, diretora de Experiência do Colaborador na Cogna Educação, reforçou a importância da diversidade e inclusão fazerem parte da cultura e da liderança da organização. “O olhar partindo de uma estratégia e trazendo um comprometimento da liderança, demonstrar o desdobramento dessa estratégia no dia a dia, nas suas práticas, nas várias trilhas de desenvolvimento, nos programas que a gente traz para as companhias como trainees, estagiários, mentoria. Tudo isso, aplicado no dia a dia da organização integrado aos pilares estratégicos, traz uma melhoria constante para a empresa”, disse.
Já Djalma Scartezini, presidente da Rede Empresarial pela Inclusão Social (Reis), sócio da Egalite e conselheiro do EY Institute, destacou a dificuldade de avanços na formação de lideranças. “Como vamos construir uma trilha para formar o próximo diretor negro, com deficiência ou uma mulher, se a gente não criar essa trilha? A gente precisa abrir espaço, mas o resultado não é imediato. Para formar um diretor, para alguém que entrou como trainee, são pelo menos 10 anos. Não existe resultado instantâneo”, avaliou.
Para Elizabete Scheibmayr, sócia e fundadora na Uzoma Diversidade Educação e Cultura, “cada empresa, cada área de negócio tem sua peculiaridade. A primeira ação é observar onde estou inserido, quem é meu público, os desafios, o que a diversidade representa para a empresa. Não posso pegar uma estratégia aplicada em outra empresa e implantar na minha, como se fosse uma receita de bolo”, disse. O painel teve a moderação do diretor de Gente, Diversidade e Inclusão na Arcos Dorados, Fábio Sant’Anna. Patrocinam o evento BHP e Vale (Ouro); Anglo American e Kinross (Prata); AngloGold Ashanti e Mosaic Fertilizantes (Bronze).
Leia mais:
Especialistas debatem ganhos financeiros a partir do avanço da diversidade nas empresas
Setor mineral reúne mineradoras para debater diversidade, equidade e inclusão