67º Congresso da ABM debate inovação na cadeia de metais
30/07/12
Setor minerometalmecânico se reúne em evento promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM)
Empresas do setor minerometalmecânico se reúnem no Rio de Janeiro, entre os dias 31 de julho e 3 de agosto, no 67º Congresso ABM Internacional, maior fórum de debate e relacionamento da América Latina. Promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), o congresso contará com a presença de companhias como Gerdau, Votorantim, ArcelorMittal, Vale e Petrobras. Serão apresentados 450 trabalhos acadêmicos e empresariais que mostram ações bem sucedidas e novas tecnologias empregadas no setor, além de palestras de especialistas nacionais e estrangeiros. A programação inclui dois painéis tecnológicos para debater os rumos da inovação em importantes segmentos da cadeia de metais: a indústria automobilística, a de petróleo e a mineração.
;
;
O diretor-executivo da ABM, Horacídio Leal Barbosa Filho, afirma que o objetivo do evento é debater o tema da inovação, crucial para o aumento da produtividade na indústria. ?Escolhemos para os painéis setores que mais puxam a inovação em nossas áreas de atuação?, explica.
Durante a abertura do Congresso, será homenageado o presidente do conselho de administração da Gerdau, Jorge Gerdau, que receberá a ?Medalha de Mérito ABM?, criada em 1944 para homenagear personagens que contribuem de forma relevante para o desenvolvimento das áreas de atuação da ABM.
Entre os participantes da abertura Congresso está Ozires Silva, reitor da Unimonte e fundador da Embraer, que dará uma palestra durante a cerimônia de abertura. O diretor superintendente da Votorantim Siderurgia, Albano Chagas Vieira, que acaba de assumir a presidência do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil (IABr), também estará presente como coordenador da comissão organizadora do evento e representante da empresa anfitriã. O painel do setor de óleo, gás e mineração, no dia 1º de agosto, contará com a participação da Petrobras.
A estatal mostrará um programa que criou para envolver ativamente fornecedores brasileiros nos seus projetos de desenvolvimento com as universidades. A iniciativa foi batizada de CNPJ Tecnológico, e garantirá que os projetos de inovação deixem de ser puramente acadêmicos e passem a contar com empresas parceiras que se responsabilizam em fornecer o produto ou serviço desenvolvido.
O painel da indústria automotiva, no dia 2 de agosto, falará sobre a busca por materiais mais leves, que permitem a produção de automóveis com menor nível de emissão de poluentes. A Fiat e a CSN são as empresas de maior destaque neste painel, e mostrarão quais são os seus projetos nesta área. Com o objetivo de reconhecer o esforço dos profissionais em busca de soluções e inovações na indústria, serão distribuídos oito prêmios de reconhecimento técnico, no valor total de R$ 69 mil.
A sessão solene de premiação acontecerá em três oportunidades, na abertura dos painéis tecnológicos, dias 1º e 2 de agosto, às 10h50, e no dia 2 de agosto, às 14h10. A academia também está representada pelo 12º Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas (Enemet), que ocorre simultaneamente e no mesmo espaço que o Congresso. O evento paralelo é voltado para os futuros profissionais dos setores minerometalmecânico e de materiais.
Criado em 2001, o fórum de debates e intercâmbio de conhecimento para estudantes facilita o contato com a área de recursos humanos das empresas e com os profissionais do setor. Será a primeira vez em que os dois eventos ocorrem conjuntamente, com o objetivo de potencializar o intercâmbio de informações entre empresas e estudantes.
Serviço: Inscrições e detalhes da programação do 67º Congresso ABM Internacional no endereço: http://www.abmbrasil.com.br/congresso/2012/informacoes-gerais.asp
Revista PS