Fernando Azevedo e Silva - IBRAM

Fernando Azevedo e Silva

General Fernando Azevedo e Silva é Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Mineração. Em sua vida militar realizou todos os cursos regulares da carreira de
oficial e os seguintes cursos de especialização: Básico Paraquedista, Mestre de Salto, Básico e Avançado de Salto Livre e Precursor Paraquedista.

Comandou a Companhia de Precursores Paraquedista e o 2º Batalhão de Infantaria Leve em São Vicente-SP. Foi, ainda, instrutor do Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, da Academia Militar das Agulhas Negras e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Serviu na Presidência da República e no Gabinete do Comandante do Exército como Chefe da Assessoria Parlamentar e como Subchefe de Gabinete.

No exterior, realizou o curso de Salto Livre Operacional a grande altitude em Pau- França e desempenhou a função de Chefe de Operações do II Contingente do Brasil na MINUSTAH-Haiti.

Como oficial general, comandou a Brigada de Infantaria Paraquedista, o Centro de Capacitação Física do Exército (onde exerceu, cumulativamente, o cargo de Presidente da Comissão de Desportos do Exército durante a preparação e execução dos 5º Jogos Mundiais Militares) e o Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa. Exerceu o cargo de Presidente da Autoridade Pública Olímpica, durante a preparação dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos RIO 2016 (JOP RIO2016). Assumiu o Comando Militar do Leste e foi o Coordenador Geral de Defesa de Área durante os JOP RIO2016, responsável pela segurança de todo o evento. Foi Chefe do Estado-Maior do Exército em sua última comissão na ativa.

Em 2018, exerceu a função de Assessor Especial do Presidente do Supremo Tribunal Federal. Permaneceu no cargo de Ministro de Estado da Defesa, de 2019 até 2021. Foi agraciado com mais de 25 condecorações nacionais e estrangeiras.