Prêmio Ibram Melhores Práticas na Mineração 2022 - IBRAM

Data 22 de novembro de 2022

Horario 14h

Local Belo Horizonte - MG

Prêmio Ibram Melhores Práticas na Mineração 2022

A premiação visa estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade,  trazendo com transparência as ações do setor mineral voltadas para a segurança e qualidade de vida das pessoas, e melhoria contínua dos processos industriais.

– Categorias:

 

Saúde e Segurança Ocupacional – SSO

– Bloqueio e Isolamento de Energia
– Operações em Máquinas e Equipamentos Móveis
– Saúde Mental

Segurança de processos – SEPRO

– Cultura de Segurança de Processos

– Gestão de Riscos – identificar e gerenciar os riscos das instalações
industriais mapeando os eventos materiais indesejáveis e os respectivos
controles preventivos e mitigatórios.

Prêmio Ibram Melhores Práticas na Mineração 2022

1. OBJETIVO

 

O “Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022” visa estimular iniciativas voltadas à sustentabilidade, trazendo com transparência as ações do setor mineral voltadas para a segurança e qualidade de vida das pessoas, e melhoria contínua dos processos industriais.
Esta edição busca as melhores práticas nos temas sobre saúde e segurança dos trabalhadores e segurança dos processos produtivos nas empresas de mineração.

2. DISPOSIÇÕES GERAIS

 

1) O presente Edital estabelece as normas relativas às condições para participação, inscrição, formato e entrega dos trabalhos, critérios de julgamento, categorias e premiação que regerão o “Prêmio Boas Práticas na Mineração do Brasil 2022”.
2) Doravante o prêmio citado neste edital será denominado como Prêmio.
3) A comissão organizadora do Prêmio ficará representada pelo Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram.
4) Poderão participar do Prêmio todas as empresas de mineração operando no Brasil, dentro dos critérios propostos por este Edital. Atenção às regras constantes no ITEM 4 – INSCRIÇÃO.
5) Todas as informações constantes nos trabalhos deverão expressar a verdade, devendo os responsáveis pela inscrição garantir a fidelidade dos relatos e informações apresentadas.
6) As empresas que participarem do Prêmio comprometem-se a autorizar previamente a divulgação do conteúdo dos trabalhos, por meio dos veículos de comunicação produzidos e distribuídos pelo Ibram e pelas entidades acadêmicas que possuam algum vínculo com o Ibram (Universidades, etc.)
7) Para efeito desta premiação, considera-se “empresa” a matriz ou a unidade produtiva (filial) que originou o trabalho.

3. PRÉ-REQUISITOS

 

Para o trabalho ser inscrito, a empresa – matriz ou unidade produtiva, responsável pela inscrição, deverá atender os seguintes requisitos:

• Ausência de acidente de trabalho com morte ou incapacidade total permanente nos 12 (doze) meses anteriores à data de envio do trabalho, comprovada em Declaração de Ausência de Acidente Grave, conforme detalhes no ITEM 7. FORMATO DOS TRABALHOS;
• Se o trabalho inscrito for classificado entre os 03 (três) primeiros lugares nas categorias vigentes, a empresa deverá se fazer representar presencialmente no dia da premiação, conforme regras estabelecidas no ITEM 9 – AVALIAÇÃO.
• O descumprimento de qualquer um dos pré-requisitos deste regulamento implicará na imediata desclassificação da inscrição.

4. CATEGORIAS DOS TRABALHOS

 

As empresas poderão inscrever um ou mais trabalhos sobre práticas bem-sucedidas em Saúde e Segurança Ocupacional – SSO e/ou Segurança de Processos – SEPRO, limitados aos temas abaixo enumerados:

Saúde e Segurança Ocupacional – SSO

• Bloqueio e Isolamento de Energia
• Operações em Máquinas e Equipamentos Móveis
• Saúde Mental

Segurança de Processos – SEPRO

• Cultura de Segurança de Processos
• Gestão de Riscos – identificar e gerenciar os riscos das instalações industriais mapeando os eventos materiais indesejáveis e os respectivos controles preventivos e mitigatórios.

5. INSCRIÇÃO

 

Os participantes deverão se inscrever no site www.hbatools.com.br/__1074, do dia 1º de julho até o dia 24 de agosto de 2022.

-Valor da Inscrição

As empresas associadas ao Ibram são isentas da taxa de inscrição;
As empresas que não são associadas ao Ibram pagarão a taxa de inscrição no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) por trabalho inscrito.

– Forma de Pagamento

O pagamento, quando necessário, será realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário, conforme previsto na inscrição.

Em caso de prorrogação das inscrições, o prazo para pagamento não será alterado.

Eventuais desistências deverão ser informadas ao ibram@ibram.org.br até o dia 24 de agosto de 2022, data limite para envio dos trabalhos, sem prejuízo ao participante.

O IBRAM terá até 30 dias para fazer a devolução das inscrições, após manifestação expressa de desistência de participação, conforme acima mencionado.

Salvo considerações anteriores, o valor não será devolvido.

6. ENTREGA DOS TRABALHOS E DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE ACIDENTE GRAVE

 

6.1 ENTREGA DOS TRABALHOS

Os trabalhos deverão ser enviados, impreterivelmente, até o dia 24 de agosto de 2022, por meio do site www.hbatools.com.br/__1074, utilizando o mesmo login e senha da Inscrição.
Para inserir cada trabalho, o participante deverá acessar a aba “Trabalho” na guia interna da “área do inscrito” no site e fornecer:

Título: nome dado ao trabalho
Instituição: empresa responsável pelo trabalho
Área de Atuação: Saúde e Segurança Ocupacional ou Segurança de Processos?
Sub-eixo: ao selecionar a área de atuação, o sistema dará a opção para selecionar a categoria específica a qual o trabalho se refere.
Tipo de apresentação: será sempre “Tema livre”.
Cada trabalho poderá ter quantos autores forem necessários. Entretanto, será necessário fazer o cadastro de cada um dos autores, na sequência dos dados mencionados acima.

OBS.: O participante poderá fazer o upload do trabalho e salvá-lo como rascunho, enviando-o apenas na data desejada e respeitando a data final para envio, dia 24 de agosto de 2022.

O mesmo trabalho não poderá ser inscrito em mais de uma categoria. O envio de um mesmo trabalho para mais de uma categoria poderá representar a sua desclassificação, a critério da comissão organizadora.

6.2 DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE ACIDENTE GRAVE

A Declaração de Ausência de Acidente Grave deverá estar anexada ao corpo de cada trabalho inscrito, conforme item 7. FORMATO DOS TRABALHOS.

7. FORMATO DOS TRABALHOS

 

Formatação

O trabalho a ser relatado deve ter no máximo 15 páginas, em formato PDF, A4, fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas de 1,5.
A recomendação do número de páginas referendadas no DETALHAMENTO abaixo não contempla os anexos.

Material Descritivo

Sobre a empresa: breve apresentação da empresa, número de funcionários, CNAE – Classificação Nacional de Atividades Econômicas e grau de risco da empresa.

A justificativa: apresentar um resumo do caso que objetivou o trabalho, contendo breve descrição do contexto seja na área de Saúde e Segurança Ocupacional ou Segurança de Processos.

O contexto principal: apresentar o trabalho de forma clara e compreensível, considerando que o jurado não tem conhecimento prévio sobre o que está sendo relatado. Deverá conter detalhamento do cenário, objetivos, desafios, públicos envolvidos, as ações desenvolvidas pela empresa e como foram implementadas, dentre outras consideradas importantes para o esclarecimento do trabalho.

Os resultados obtidos: apresentar os resultados obtidos a partir da implementação do trabalho, realçando as soluções que foram encontradas para amenizar ou solucionar o motivo anteriormente citado. Sempre que possível, informar benefícios relativos às melhorias na área de Saúde e Segurança Ocupacional e/ou Segurança de Processos, estatísticas resultantes das ações integrantes do trabalho etc.

Declaração de Ausência de Acidente Grave

A Declaração de Ausência de Acidente Grave deverá seguir o modelo constante no link.
Esta declaração deverá estar assinada por um representante da empresa inscrita, confirmando a não ocorrência de acidente de trabalho com morte ou incapacidade total entre os trabalhadores nos últimos 12 meses até a data da inscrição.

Anexos

Pode ser colocada, opcionalmente, uma seção de anexos compostos por gráficos, tabelas, ilustrações, fotos, documentos, vídeos etc. com alusões aos fatos descritos no trabalho, para melhor avaliação do trabalho, facilitando o entendimento dos jurados.

8. JURADOS

 

A comissão organizadora definirá a composição dos jurados do Prêmio, entre profissionais do mercado com notório saber, e reconhecida experiência, professores dos maiores centros de educação e pesquisa do país e outros.

O nome dos jurados será divulgado na solenidade de entrega do Prêmio.

Não caberá nenhum tipo de recurso às decisões adotadas pelos jurados do Prêmio.

O júri escolhido para o Prêmio poderá, a seu critério, eliminar qualquer um dos trabalhos apresentados, se julgá-lo incompetente ao tema escolhido.

Questões omissas neste regulamento serão decididas pela comissão organizadora do Prêmio, de forma soberana.

9. AVALIAÇÃO

 

A avaliação dos trabalhos será realizada em 2 etapas conforme abaixo:

1ª etapa/classificação preliminar:

Nesta etapa serão selecionados pelos jurados os 03 (três) melhores trabalhos de cada categoria a partir dos critérios abaixo:

• Grau de inovação do trabalho – 30 PONTOS
• Comprovação dos resultados obtidos com a implementação do trabalho – 30 PONTOS
• Envolvimento e conhecimento dos empregados das ações apresentadas pelo trabalho – 25 PONTOS
• Impacto das ações de SSO ou SEPRO apresentadas pelos trabalhos em outros setores da empresa – 10 PONTOS
Caso o trabalho seja o único inscrito em sua categoria, o trabalho será analisado pela comissão julgadora da 1ª etapa e poderá ser avaliado e classificado na 2ª etapa.

2ª etapa / classificação final / painel de trabalhos:

Nesta etapa o critério de avaliação será conforme a seguir:

• Explanação oral do trabalho ao público – 5 PONTOS

Os responsáveis pelos trabalhos classificados na 1ª etapa serão convocados a comparecer ao Painel de Trabalhos, presencialmente, oportunidade em que deverão explanar oralmente os seus trabalhos.

Essa etapa ocorrerá na cidade de Belo Horizonte, dia 22 de novembro de 2022, a partir das 14h, em locar a ser definido pela comissão organizadora.

O tempo de apresentação de cada trabalho será limitado a 15 minutos e não será permitido exceder este tempo.

Ao final da apresentação dos trabalhos de cada categoria haverá um tempo para esclarecimentos de até 10 minutos.

Caso o trabalho não puder ser representado oralmente ele será automaticamente desclassificado na etapa.

10. RESULTADO

 

O Prêmio será concedido, em cada categoria, aos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugares, que obtiverem maior nota na soma das avaliações referentes às 1ª e 2ª etapas, acima mencionadas.

Os trabalhos selecionados para a premiação terão o seu resultado divulgado em 21 de outubro de 2022, no site do IBRAM (www.Ibram.org.br), até às 17h.

A solenidade de entrega do Prêmio acontecerá no dia 22 de novembro de 2022, às 14h, na cidade de Belo Horizonte – MG, em local a ser divulgado pela comissão organizadora. Neste ato será divulgada a classificação final da premiação.

IMPORTANTE:
Os eventuais custos de deslocamento, alimentação e hospedagem dos participantes das empresas no Prêmio serão de responsabilidade das empresas.

11. PREMIAÇÃO

 

Os trabalhos premiados em primeiro, segundo e terceiro lugares nas diferentes categorias do Prêmio receberão um troféu no evento da solenidade de entrega a ser realizada no dia 22 de novembro de 2022.

As empresas participantes serão beneficiadas pela divulgação institucional conforme abaixo:

1º lugar: representantes de cada empresa vencedora serão convidados a apresentarem o trabalho premiado em Painel Específico de SSO durante a próxima edição da Exposibram.

1º, 2º e 3º lugares: Os trabalhos premiados terão a elaboração de matéria jornalística que será divulgada nos canais de comunicação do Ibram ou outro canal de empresas/entidades parceiras.

 

Clique aqui e baixe o edital. 

Prêmio Ibram Melhores Práticas na Mineração 2022