O IBRAM
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), uma organização nacional privada e sem fins lucrativos, representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral.
Considerado o porta-voz da Mineração Brasileira, o Instituto reúne mais de 200 associados que, direta ou indiretamente, fazem parte da atividade mineral brasileira.
Para fomentar inovações no setor e difusão das melhores práticas e tecnologias disponíveis no mercado, elabora debates, eventos, estudos, pesquisas e estatísticas relativos à economia mineral.
Governança
Conheça a organização coorporativa do IBRAM.
Nossa governança é formada por uma equipe de profissionais qualificados e dedicados ao setor e a sociedade. Nossa Diretoria Executiva, Conselho e Comitês trabalham com transparência, equidade, prestação de conta e com muita responsabilidade. Temos uma visão global de nossas ações no ambiente em que estamos situados, além de nossa relação com as pessoas e com o ecossistema.
Notícias
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor de Relações Institucionais, Rinaldo Mancin, apresentou um panorama da mineração brasileira e a perspectiva para a formação de profissionais que desejam atuar no setor durante o II Encontro Brasileiro sobre Política Educacional Superior para o Exercício Profissional da Engenharia, da Agronomia e das Geociências, realizado nesta quinta-feia, 10, durante a 70ª SOEA – Semana Oficial de Engenharia, em Salvador (BA). Para Rinaldo Mancin, o mercado de trabalho no setor mineral é amplo e diversificado e com um grande potencial de crescimento profissional. “A mineração é a indústria das indústrias. É a fonte de suprimento de todas elas. Precisamos de uma força de trabalho qualificada para assegurar o futuro da mineração”, disse. Além disso, Mancin destacou a importância da gestão curricular que forme profissionais com as qualificações e competências necessárias para atuar no setor. Para isso, é necessário investir em educação tecnológica e pesquisa aplicada, desenvolver políticas públicas para apoiar a capacitação no setor mineral, incentivar a formação de profissionais multidisciplinares e fomentar a integração da sustentabilidade e da inovação no núcleo da educação. “O Brasil precisa alinhar educação, inovação e práticas sustentáveis para se manter competitivo e soberano”, ressaltou. Também participaram do encontro o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Vinicius Marchese, o engenheiro civil Carlos Longo, o engenheiro químico Erick Braga Ferrão Galante, o engenheiro agrônomo André Vicente de Sanches, o ex-presidente do Conselho Nacional de Educação – Ministério da Educação (CNE/MEC), Luiz Roberto Liza Cury, e o engenheiro agrônomo Luiz Antonio Corrêa Lucchesi.
Leia maisCompromisso com a Mineração
Temos o compromisso em defender os interesses comuns do setor mineral junto ao Poder Público em Brasília e também promover na indústria mineral brasileira o desenvolvimento sustentável, as melhores práticas de saúde e segurança.
MINERAÇÃO EM NÚMEROS
Nós, o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) divulgamos um Infográfico com os principais dados do setor mineral brasileiro referente ao primeiro ao último trimestre do ano.
ConheçaINOVAÇÃO
O investimento em inovação com novos procedimentos e técnicas, melhora as condições de produção, a segurança operacional e aumenta a garantia de sustentabilidade na mineração.
Saiba maisPORTAL DA MINERAÇÃO
No Portal da Mineração, você encontra todas as informações necessárias para entender melhor sobre a mineração no Brasil e no mundo. Acesse e saiba mais sobre nosso setor.
CONHEÇA O PORTAL