Projeto social patrocinado pela Equinox Gold capacitou quase 500 mulheres em Minas, Bahia e Maranhão
16/01/24
Foram três meses de duração. Durante esse tempo, o projeto Mulheres em Foco buscou qualificar uma parcela do público feminino que reside nas áreas de influência da Equinox Gold na arte da fotografia. No total, foram 491 participantes de seis municípios: Belo Horizonte, Contagem, Riacho dos Machados e Porteirinha, em Minas Gerais; Santa Luz, Barrocas e Teofilândia, na Bahia; e Godofredo Viana, no Maranhão. Minas contou com o maior número de participantes: 225.
Patrocinado pela Equinox Gold via Lei Federal de Incentivo à Cultura e com apoio das prefeituras onde foi realizado, o projeto é desenvolvido pela Numen Produtora e consiste de uma palestra sobre o Mercado de Trabalho e a Fotografia e oficinas. Com atividades teóricas e práticas, as aulas ensinaram técnicas básicas de fotografia artística para despertar o interesse das participantes para essa linguagem e incentivá-las a fazer os primeiros cliques.
O Coordenador de Responsabilidade Social Brasil da Equinox Gold, Jauner Torquato, destacou que “essa foi uma iniciativa do grupo com foco em projetos de inclusão e diversidade e se soma a outras importantes iniciativas da empresa neste ano e que buscam contemplar o público feminino em todos os municípios onde a empresa opera”.
Segundo a diretora de produção da Numen, Bia Izar, “acreditamos no impacto positivo da fotografia e estamos empenhadas em capacitar mulheres em comunidades vulneráveis, proporcionando não apenas novos conhecimentos, mas também a chance de construir uma nova fonte de renda”.
Novas oportunidades
De acordo com Isabela Tainá Santana Silva, 16 anos, de Riacho dos Machados (MG), esse projeto deu oportunidades para as pessoas desenvolverem suas habilidades artísticas e expressarem sua criatividade, podendo ter novas oportunidades profissionais. “A fotografia é uma arte que pode transformar a vida das pessoas, despertando paixões e talentos”, afirma. Outra estudante mineira, Maria Luiza Moreira Alves, 18 anos, de Belo Horizonte, destacou que o curso foi bastante didático. “Ter participado desse projeto vai me ajudar a seguir a carreira dos meus sonhos” destaca.