IBRAM coloca a mineração como protagonista do desenvolvimento socioeconômico sustentável brasileiro durante a COP28
05/12/23
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participa da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 28), que acontece até o dia 12 de dezembro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante o evento, o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, será palestrante em diferentes painéis. São eles:
– 6/12 – às 11h30 – A Transição Energética e os Desafios Tecnológicos e Regulatórios
– 6/12 – às 15h – Painel: Transição Energética: O mundo pode contar com o Brasil
– 6/12 – às 16h45 – Biggest challenges, better rewarding: Unlocking the transition on the hard to abate sector in Brazil / Biggest challenges, better rewarding: Unlocking the transition on the hard to abate sector in Brazil
– 8/12 – às 18h– Estratégias e Oportunidades dos Setores Extrativista e Energia para a Transição Energética e Descarbonização no Brasil e assinatura do termo de compromisso entre IBP, IBRAM, UNICA e IBÁ.
– 9/12 – às 15h – Como o Agronegócio e a Mineração se Ocupam do Futuro?
O presidente do IBRAM também fará participação como moderador no painel desta terça-feira (5/12), às 16h, “Perspectivas para a descarbonização”.
Segundo Raul Jungmann, a participação do IBRAM durante a COP28 será uma oportunidade para discutir estratégias que aliem mineração, desenvolvimento econômico, conservação ambiental e inclusão social. ”A mineração brasileira representada pelo IBRAM adota boas práticas internacionais de ESG e reúne profissionais com larga experiência nessas temáticas. O setor, portanto, apresenta potencial para contribuir para a superação dos desafios ambientais e para a construção de uma economia mais verde e sustentável”, afirmou.
Sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima
As conferências sobre mudanças climáticas da ONU (COP) ocorrem anualmente e são os fóruns onde o mundo se reúne para discutir e chegar em um compromisso sobre formas de lidar com a crise climática, de modo a ser possível zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa.
Espera-se a participação de mais de 70.000 delegados na COP 28, dentre os quais incluem-se membros da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), líderes empresariais, jovens, cientistas climáticos, povos indígenas, jornalistas e vários outros especialistas e grupos de interesse.
Leia mais:
Na COP28, IBRAM participa de debate sobre as perspectivas para a descarbonização