IBRAM destaca uso racional de recursos hídricos pela mineração, em simpósio
21/11/23
XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos é organizado pela ABRHidroa
até 24 de novembro, em Aracajú (SE)
A política nacional e a agenda brasileira de recursos hídricos foram temas de debate da mesa-redonda “Onde estamos e para onde devemos ir? Reflexões sobre a política e a gestão das águas no Brasil. Visão dos Usuários de Recursos Hídricos“, realizada durante o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos (XXV SBRH). O evento vai até 24/11.
A gerente de sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Claudia Salles, reforçou os desafios do setor mineral na gestão dos recursos hídricos e as perspectivas sobre essa temática. “O assunto faz parte da Agenda ESG da Mineração do Brasil. O setor assumiu o compromisso de fomentar e ampliar o uso consciente e racional dos recursos hídricos em seus processos produtivos, além de incentivar a preservação dos mananciais, assim como adotar iniciativas que ampliem a disponibilidade hídrica dos rios e a qualidade da água”, ressaltou.
Com a temática ‘Água e sociedade: resiliência, inovação e participação’, o SBRH, evento da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), é considerado o maior evento de gestão de recursos hídricos do Brasil e um dos maiores do mundo. A estimativa é que durante a semana de sua realização cerca de três mil pessoas de 20 países participem do encontro, entre elas, autoridades, pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, profissionais liberais, empresários, fabricantes e comerciantes de equipamentos, usuários, gestores e tomadores de decisão.