Cenário da mineração brasileira foi apresentado pelo IBRAM em seminário organizado pela Embaixada do Brasil em Londres
09/11/23
O atual cenário da mineração brasileira, as agendas climática e regulatórias do setor foram apresentadas pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pela gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Cinthia Rodrigues, no seminário ‘Minerais Críticos no Brasil’. O evento foi organizado pela Embaixada do Brasil em Londres, com o apoio do Departamento de Negócios e Comércio do Reino Unido ocorreu em Londres.
Durante o evento, Cinthia Rodrigues compartilhou números que demonstram a dimensão do setor, entre eles, que a mineração brasileira investirá até 2027 cerca de US$50 bilhões no país.
Ela lembrou que a transição para um mundo com mais energia limpa precisa de mais mineração e que o setor tem buscando alternativas para isso. Neste mês o IBRAM apresentou um novo projeto, em parceria com o Governo Britânico no Brasil e o Mining Hub, que visa descarbonizar suas atividades industriais, por meio da inovação de rotas, modelos integrados de visão sistêmica, com ênfase na transição energética para fontes renováveis. Clique aqui e saiba mais informações.
A gerente do IBRAM também comentou sobre a organização do 3º Inventário de Gases e Efeito Estufa (GEE) do setor mineral, que guiará ações futuras para promover estratégias de desenvolvimento de baixo carbono.