IBRAM recebe FINEP para tratar de financiamento para inovação em projetos minerários
26/10/23
Expandir a mineração representa avanços para o Brasil desenvolver soluções voltadas a combater os efeitos das mudanças climáticas. As duas entidades formarão GT para avaliar a estruturação de novas operações de crédito setorial.
A importância das linhas de financiamento específicas para inovação no setor mineral foi tema de encontro entre o diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, o vice-presidente do IBRAM, Fernando Azevedo e Silva, o diretor financeiro de Crédito e Captação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcio Steffani, o diretor de Inovação, Elias Ramos de Souza, e a diretora Administrativa, Janaína Nascimento.
O presidente do IBRAM afirmou que a indústria da mineração será cada vez mais ativa na agenda direcionada a promover a transição energética no país. Sendo assim, será fundamental ofertar mais minérios, em especial, os chamados minerais críticos (lítio, nióbio, tântalo, minério de ferro, cobre, entre outros), considerados estratégicos para desenvolver novas tecnologias e atender a esta finalidade.
Raul Jungmann defendeu também que o Brasil estabeleça uma política pública, em âmbito federal, para estimular a pesquisa geológica e a produção desses minerais. E, para fomentar esta produção, evidenciou a necessidade da criação de mais linhas de financiamento específicas para o setor mineral, ou seja, alinhadas às suas características. Na reunião, ficou acordado a criação de um grupo de trabalho com integrantes das duas entidades para avaliar a estruturação dessas operações de crédito. O encontro ocorreu nesta 4ª feira (25/10), na sede do IBRAM, em Brasília (DF).