IBRAM, Ministério do Meio Ambiente e associados debatem programas voltados à Amazônia e às questões climáticas
28/09/23
A agenda de enfrentamento das questões climáticas no Brasil e programas de combate ao desmatamento na região da Amazônia foram debatidos por associados do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e convidados, nesta 3ª feira, (26/09). O evento virtual é conduzido pelo diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, e esta edição contou com a participação do secretário extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério de Meio Ambiente e Mudanças do Clima (MMA), André Lima. O programa virtual “Encontro com o Presidente” é uma série de debates e é exibido periodicamente pelo Instituto.
Segundo Jungmann, estes encontros mensais visam proporcionar maior proximidade entre a direção do IBRAM e nossos afiliados. Geralmente, cada programa recebe a participação de um convidado especial para tratar de temas relevantes. No programa desta 3ª feira, André Lima abordou dois programas do governo federal de interesse comum do setor mineral: o Programa União com os Municípios pela redução dos desmatamentos e incêndios florestais e o programa que objetiva capacitar 40 mil jovens empreendedores nos municípios prioritários para cuidar da questão do ambiente e da questão climática.
André Lima destacou que o setor privado pode ser um aliado na busca pelo desmatamento zero e na promoção do desenvolvimento sustentável, na promoção das novas economias e também da sustentabilidade na região amazônica. “Precisamos dialogar para identificar várias oportunidades. Já existem iniciativas por parte do setor mineral na Amazônia apoiando técnica e financeiramente projetos de impacto positivo na região, seja pela via da compensação ambiental, ou via programas de melhoria da governança ambiental e social das empresas. A ideia é compor novos projetos que sinalizem melhorias para os municípios prioritários”, disse.