Gestão de riscos na cadeia de logística da mineração é tema de debate
21/09/23
IBRAM aborda riscos como atividade ilegal e normativos dos órgãos de fiscalização e controle.
Desafios e soluções relacionados à logística segura no setor mineral e a inteligência no combate ao crime organizado foram temas abordados em um debate organizado nesta 4ª feira (20/9), em Belo Horizonte (MG). Também foram destacados assuntos como o garimpo ilegal, a comercialização suspeita de ouro e os normativos dos órgãos de fiscalização e controle. A gerente de Pesquisas e Desenvolvimento do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Cinthia de Paiva Rodrigues, apresentou um panorama da mineração no Brasil, como também ações institucionais para o fortalecimento da cadeia no Brasil.
“O IBRAM condena qualquer atividade de garimpo ilegal e irregularidades no processo de exploração do ouro e outros metais preciosos. Em parceria com diferentes atores e órgãos governamentais, o Instituto tem buscado construir uma agenda para aumentar as restrições ao garimpo ilegal e à comercialização do ouro por ele produzido, inclusive seu ingresso no sistema financeiro”, disse.
O evento “Brinks Experience – Gestão de Riscos na Cadeia de Logística da Mineração” foi realizado pela Brinks Brasil. Também estavam presentes o superintendente-adjunto da Receita Federal, Fabiano Coelho, o delegado da Alfândega de Guarulhos da Receita Federal, Mario de Marco, e o diretor de Segurança da Brinks Brasil, Eduardo Gagg. “O evento também foi uma oportunidade para dialogar sobre as recentes atualizações trazidas pelas normativas do Banco Central, Agência Nacional de Mineração (ANM) e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, visando um maior controle documental das exportações”, avaliou Cinthia de Paiva Rodrigues.