Sustentabilidade Social é tema de debate entre grandes empresas na EXPOSIBRAM
31/08/23
Processos de compensação e redução da emissão de carbono são prioridades
Descabornização e reciclagem de alumínio foram dois temas abordados no painel intitulado Inovação para Sustentabilidade Social – Mining Hub, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM 2023), realizada em Belém (PA), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
O debate foi conduzido por Leandro Rossi, diretor-executivo do Mining Hub, com a participação de Guido Germani, diretor-presidente da Mineração Rio do Norte (MRN); Gustavo Cicilini, vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Nexa Resources; Maria Luiza Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade da Vale; além de Matthew Govier, managing director da Accenture; e Otavio Augusto Rezende Carvalheira, presidente Alcoa Brasil – Alcoa Alumínio.
Redução e políticas internas
Maria Luiza, da Vale, ressaltou dados da política interna da empresa, incluindo a meta de reduzir a emissão de gases poluentes, provenientes da atividade industrial, principalmente as emissões de carbono na atmosfera. “Nosso escopo contempla a redução de 33%”, revelou, informando que o documento também tem dados de redução maiores.
Além disso, a Vale, segundo Maria Luiza, prioriza compensações para áreas eventualmente influenciadas pela atividade mineral. “Não basta deixar como estava, é deixar melhor do que estava”, enfatizou. A representante da Vale adiantou que atitudes sustentáveis precedem ações de inovação e engajamento. “Queremos transformar o futuro juntos. O objetivo é melhorar a vida todo dia”, disse.
Aplicações
Presidente da Alcoa Brasil, Otavio Carvalheiro chamou a atenção para a importância da produção do hidróxido de alumínio, que pode ser uma solução para o tratamento de recursos hídricos. “O mundo vai precisar de alumínio. Uma das principais aplicações do hidróxido de alumínio é para tratamento de água. Então, tem um papel também para entregar água limpa e de qualidade. Nós ajudamos esses centros de tratamento de água para serem mais sustentáveis, com produtos ecológicos”, frisou.
Legado
Gustavo Cicilini, vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Nexa Resources, explicou sobre a necessidade das empresas trabalharem um legado para as cidades que estão sediando os empreendimentos. “É pensar no futuro, deixar uma bioeconomia para os povos e beneficiar as populações”.
Sobre a EXPOSIBRAM – Composta de multiatividades em um único período e local, a Exposibram é realizada anualmente e conta com a participação das principais entidades relacionadas ao setor mineral. A feira internacional é a maior vitrine para geração de negócios. Já o congresso debate cenários e revela as tendências do segmento.
Patrocínios:
Figuram como patrocinadores da EXPOSIBRAM 2023 até o momento: Armac (Diamante), Vale (Diamante), Casa dos Ventos (Platina), Hydro (Platina), Anglo American (Ouro), BHP (Ouro), Hexagon (Ouro), Kinross (Ouro), Nexa (Ouro), Alcoa (Prata), Bemisa (Prata) Geosol (Prata), Mineração Usiminas (Prata), Appian Capital Brazil (Bronze), Brazauro Recursos Minerais (Bronze), CBMM-Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (Bronze), Centaurus Metals (Bronze), Geocontrole (Bronze), Gerdau (Bronze), Largo (Bronze), Mosaic Fertilizantes (Bronze), WSP (Bronze) e Yara Brasil (Bronze).
Apoios:
Apoiam institucionalmente o evento a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentas em Geral, Usinagem e Artefatos de Ferro e Metais (ABFA), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), Associação Brasileira de Engenheiros de Mineração (ABREMII), Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas), Associação das Mineradoras de Ferro do Brasil (AMF), Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI), Associação Paraense de Engenheiros de Minas (Assopem), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBMG), Comissão de Direito Minerário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB MG), Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (SINDIEXTRA) e Sindicato da Indústria de Mineração de Pedra Britada do Estado de São Paulo (SINDIPEDRAS).
A EXPOSIBRAM 2023 conta, ainda, com o apoio editorial das Revistas Amazônia, Areia e Brita, Brasil Mineral, Cidades Mineradoras, Eae Máquinas, Minérios & Minerales, Mineração e Sustentabilidade, In The Mine, PIM Amazônia e dos sites Climatempo, Conexão Mineral, Notícias de Mineração do Brasil e Notícia Sustentável.