Parlamentares debatem agenda de políticas regulatórias e econômica da mineração na sede do IBRAM
16/08/23
Deputados e senadores da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável participaram, na noite da última 3ª feira (15/8), de apresentações e debates com CEOs e gestores de mineradoras associadas ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e de outras organizações. O diretor-presidente, Raul Jungmann, e o presidente da frente, deputado Zé Silva, abriram o evento, na sede do Instituto, em Brasília.
O objetivo do encontro foi apresentar empreendimentos conduzidos pelas mineradoras em várias partes do Brasil e do mundo e discutir a agenda de políticas regulatória e econômica do setor.
Entre os temas abordados, esteve a importância de o Brasil estimular a produção de minerais estratégicos para a transição energética, os investimentos do setor mineral no país e a tramitação da reforma tributária no Senado Federal.
“Procuramos, de forma democrática, apresentar aos parlamentares o cenário e as perspectivas da indústria da mineração, um agente socioeconômico relevante. É um setor que precisa ser muito bem dimensionado em termos de contribuições ao desenvolvimento do país”, disse Jungmann.
Parlamentares e empresários também assistiram a uma apresentação analítica sobre a proposta de emenda constitucional número 45, que trata da reforma tributária, por Paulo Honório Jr. do escritório William Freire Advogados Associados.
Participaram também os deputados Joaquim Passarinho, Alceu Moreira, Fernando Coelho Filho, Pedro Aihara, Evair de Melo, Júlio Lopes, José Rocha e Rosângela Reis; os diretores e gestores do IBRAM; os CEOs Ediney Drummond (Lundin Mining – vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM) e Gilberto Azevedo (Kinross); o vice-presidente sênior da Nexa Resources, Jones Belther; gestores das mineradoras Galvani e Alcoa; gestores do CET