IBRAM participa de seminário “Coalizão Verde: Mobilizando Recursos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”, em Belém (PA)
07/08/23
Seminário está relacionado à Cúpula da Amazônia.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), representado pelo diretor-presidente, Raul Jungmann, participou do seminário “Coalizão Verde: Mobilizando Recursos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia”. O evento ocorreu nesta 2ª feira (7/8), em Belém (PA), com a presença das ministras Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima) e Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), e do ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). Também estavam presentes o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, e a ministra do Meio Ambiente da Colômbia, Susana Muhamad. Durante o seminário foi lançado a Coalizão Verde, aliança internacional pioneira para promoção do desenvolvimento sustentável na região.
O seminário integra a série de debates relacionados à Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto, em Belém, no Pará. O evento reunirá líderes empresariais e autoridades governamentais de oito países integrantes da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA): Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Os discursos apresentados no seminário condizem com o planejamento do IBRAM em debater as novas economias na Amazônia. “Conservar a biodiversidade e combater o desmatamento depende diretamente de alternativas econômicas para as pessoas que vivem na região, para sua subsistência e desenvolvimento. As novas economias em sua diversidade representam o caminho para um futuro sustentável da Amazônia, conjugando conservação, desmatamento líquido zero, desenvolvimento e bem-estar social”, afirmou Raul Jungmann. O presidente do IBRAM lembrou que os temas serão debatidos na Conferência Amazônia e Novas Economias ainda este mês, em Belém com grandes nomes internacionais como Tony Blair, ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Ban Ki-moon, ex-secretário-geral das Nações Unidas, Iván Duque Márquez, ex-Presidente da Colômbia, entre outros.
Marina alerta para necessidade de reverter perdas ao planeta
Marina Silva discursou sobre a importância de debater os investimentos para os projetos de desenvolvimento sustentável da Amazônia e como é necessário inverter a perspectiva e o olhar para o meio ambiente e para as atividades econômicas para um futuro mais sustentável economicamente. “A mudança do clima, a perda de biodiversidade e todas as grandes desestabilizações têm prejudicado o planeta, mudando o regime de chuva, criando ondas de calores no planeta inteiro. É necessário inverter a perspectiva. Não é mais a partir do presente olhando para o futuro. É a partir do futuro olhando para o presente”. Segundo ela, é importante investir em novas tecnologias para um futuro mais sustentável.
Para Hana Ghassan Tuma este evento de coalizão verde entre o BNDES, o BID e bancos de desenvolvimento dos países da Bacia Amazônica é fundamental para o desenvolvimento da região Amazônia. “Para que juntos possamos garantir recursos que permitam manter a floresta viva. Fomos o primeiro estado lançar uma política de bioeconomia e nos tornamos referência no Governo Federal. Somos pioneiros na região norte na agenda ambiental e climática. Estamos buscando e aperfeiçoando a transformação na economia verde. Vamos cuidar da nossa gente e proteger a nossa floresta. Vamos juntos transformar a nossa Amazônia”.