Invest Mining apresenta oportunidades de investimentos no setor mineral
02/12/22
A Rede Invest Mining realizou nesta quarta-feira, 30/11, durante o Simpósio Brasileiro de Exploração Mineral – Simexmin, o workshop de apresentação de projetos selecionados após a divulgação do Edital da Chamada Pública para a atração de investidores e parceiros voltados a projetos de mineração.
Os representantes de nove projetos pré-selecionados tiveram a oportunidade de apresentá-los para um público de investidores e agentes financeiros com interesse em promover negócios de mineração. “A proposta é mostrar a viabilidade econômica de se investir nos projetos selecionados”, afirma o coordenador da Rede Invest Mining e diretor executivo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM), Miguel Nery.
Durante a apresentação, foram destacados pontos como potencial de pesquisa, viabilidade de investimentos, diferentes cenários e possibilidades complementares de negócios, entre outros. “Os projetos apresentados têm grande potencial para receber investimentos. São propostas para exploração de bauxita, terras-raras, calcário, rochas ornamentais, grafite, tálio, entre outros. Vamos disponibilizar todo o material apresentado para os investidores interessados em conhecer as empresas e os negócios”, afirma Nery.
Para Marcos André Gonçalves, presidente do Conselho Superior da Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), organizadora do Simexmin, “essa é uma ponte que está sendo construída entre o mercado de capitais e o setor mineral. É uma parceria entre várias entidades e estamos fazendo um esforço para que possamos em outras edições encorpá-locada vez mais, trazer mais projetos e oportunidades. Utilizar realmente os eventos, como o Simexmin, como espaços de construção de parceria para oportunizar investimentos para aqueles que às vezes teriam que procurar isso de uma forma mais longa, mais lenta e mais pulverizada”, ressalta.
Pedro Paulo Dias, representante do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e um dos idealizadores da Rede Invest Mining, reforçou o avanço da agenda de financiamento da mineração no país. “Às vezes não percebemos o movimento que vem ocorrendo. Hoje, já temos fundos dedicados à mineração somente no Brasil, coisa que não tínhamos no passado (…). São movimentos que introduzem a mineração no mercado de capitais, com um potencial de financiamento muito mais forte. A Rede Invest Mining nasceu neste âmbito para justamente impulsionar essa aproximação do setor mineral com o mercado de capitais brasileiro”.
Sobre a Invest Mining
A rede é fruto de uma união inédita de organizações das esferas pública e privada, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios na mineração e promover as boas práticas de sustentabilidade, governança e cuidado social. Regido por um estatuto, a rede está aberta à adesão de mais entidades interessadas em participar desse marco, que traz uma mudança fundamental na cultura de investimento em mineração no Brasil.
Fazem parte da Rede de Financiamento organizações públicas e privadas. Participam: bancos; fundos; gestores de ativos e bolsas; representantes da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM); Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB); Câmara de Comércio Brasil-Canadá (BCCC, sigla em inglês); Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Ministério de Minas e Energia via Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME/SGM) e Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).