Ambientes de trabalho seguros promovem segurança psicológica
18/03/22
“Cabeça fria, coração quente. Quando estamos com a “cabeça fria”, conseguimos resolver, tomar decisões acertadas. E o coração quente faz com que estejamos mais abertos e cooperativos. Um time surge da vontade de todos os envolvidos de fazer algo com bons resultados”. Foi assim que Alabá Campos, psicóloga e gestora de pessoas, iniciou a sua palestra na última quinta-feira (17), na Diversibram – Semana de Diversidade e Inclusão da Mineração do Brasil. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), segue até esta sexta-feira (18/3), 100% online e gratuito.
Na palestra, Alabá explicou que a segurança psicológica gera um ambiente de trabalho em que as pessoas se sintam confortáveis e corajosas para serem elas mesmas. Assim, elas terão confiança para expressar suas ideias e visões com naturalidade, propiciando melhores resultados nas organizações e menos estresse ou síndromes fora delas.
No setor de mineração, ainda bastante conservador, a segurança psicológica pode, segundo Alabá, ser aplicada a partir das lideranças. “Quando a gente contrata pessoas diferentes, estamos abrindo o nosso ambiente para novas ideias. Por isso, devemos ter abertura para ouvir e ser ouvido. Quando um ambiente é muito conservador, e onde há pessoas mais conservadoras na área operacional, é necessário que se explore a sua pluralidade”, argumentou a gestora de pessoas.
A psicóloga explicou as formas de montar equipes dentro de uma organização e de como torná-las times de alta performance. “São os times dos sonhos de todas as organizações e também fora delas. A evolução de um time começa na escuta. É preciso ouvir cada um. É necessário mostrar que erros e acertos serão usados apenas para melhorar a equipe, nunca para julgá-la ou puni-la”, explica a Alabá.
O termo segurança psicológica foi cunhado por Amy Edmondson, professora em Estudos das Interações Humanas, da Universidade de Harvard (EUA). Ela estudou essas relações dentro de equipes de hospitais e na empresa Google. O termo expressa o resultado do impacto negativo ou positivo dos trabalhos realizados para o cliente, para o gestor e para o trabalhador.
“Mas foi a partir dos estudos com pequenos grupos que o conceito foi realmente consolidado. O ambiente em que se forma e trabalha cada time é que propicia a segurança psicológica. É por meio do sentimento de cada indivíduo, de se sentir ouvido e incluído sem medo de ser julgado, tolhido ou não aceito no espaço de trabalho que mostra se há segurança psicológica nos ambientes”, disse Alabá Campos.
A consultora afirmou que todas as organizações buscam inovação, agilidade e crescimento. E que hoje os desafios aparecem muito rapidamente. A segurança psicológica promove a harmonia entre os times e uma liderança aberta a críticas e que saiba falar sobre sentimentos, conseguirá trabalhar com métodos ágeis e melhores resultados.
“A Segurança psicológica está sempre ligada à compreensão de que: são todos passíveis de erros, é preciso acolher estes erros; ser curioso e não ter medo de perguntar; praticar a escuta e ser gentil. Com outros e consigo mesmo. Ela aponta como as pessoas se relacionam entre si para que os objetivos em comum sejam alcançados. E essa segurança promove a evolução do time para que alcance a alta performance” definiu a gestora de pessoas.
A meta de qualquer empresa ou organização, lembrou a gestora de pessoas, é ter lideranças mais maduras, que exerçam, no dia a dia, um trabalho voltado para os relacionamentos, compartilhando experiências, gerando empregados mais seguros e mais confiantes. “Quando alguém compreende o seu valor, entende que pode errar e que deve apoiar o outro, o trabalho passa a ser valorizado. É assim que se constrói a segurança psicológica”, concluiu Alabá Campos.
O painel foi moderado pela Ana Julia Ferrais, da jaguar Mining.
Patrocinadores e Apoiadores
A Diversibram conta com o patrocínio da Anglo American, ArcelorMittal e da Mosaic Fertilizantes e apoio da AngloGold Ashanti e da Mineração Caraíba.
Serviço:
Diversibram – Semana da Diversidade e Inclusão na Mineração do Brasil
Data: 14 a 18 de março de 2022
Evento virtual e gratuito
Informações e inscrições no site: https://ibram.org.br/evento/diversibram/