Mining Hub: 3 anos de atuação com resultados positivos para o setor mineral brasileiro
09/03/22
O Mining Hub (www.mininghub.com.br), uma iniciativa de inovação aberta voltada a todos os integrantes da cadeia produtiva da mineração, completa três anos com desempenho muito positivo. No webinar “Retrospectiva 2021”, em 08/03, foram apresentados os resultados alcançados por meio de parcerias com empresas inovadoras nacionais e estrangeiras e as perspectivas para o hub do setor mineral.
Recentemente indicado pelo Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) para presidir a Diretoria Executiva, Raul Jungmann, declarou que a inovação tecnológica está entre os temas que mais recebe sua atenção. Segundo ele, isso tem ocorrido ao longo da sua extensa carreira profissional e também política. “Meu mais próximo contato com a inovação teve lugar no Porto Digital, uma ilha de inovação tecnológica implantada na cidade de Recife, em Pernambuco, meu estado natal. Lá, desde 2019, fui responsável pela área de relacionamento institucional. Integrava uma prestigiada equipe que tem, entre muitos desafios, o de, permanentemente, atrair a atenção das autoridades, dos empresários e da sociedade em geral para a importância inequívoca de se investir em inovação”, explicou.
Segundo ele, ao chegar ao IBRAM, teve a grata surpresa de conhecer o Mining Hub. “Esse projeto, sem dúvidas, é um passo ousado de um setor que busca dar um salto evolutivo em vários campos de sua atuação. Um exemplo do Brasil para a mineração global”, elogiou.
Para o novo diretor-presidente do IBRAM, o Mining Hub é uma evolução do mindset da indústria da mineração do Brasil. “Não há evolução sem inovação. Não há transformação sem inovação. Nesta nova fase da administração do IBRAM quero aqui afirmar que seguiremos aportando nossa atenção e esforços para que o Mining Hub expanda cada vez mais suas fronteiras de atuação. Como feito pela gestão passada. Vamos continuar investindo em inovação na busca de resultados em prol da moderna indústria da mineração brasileira”, afirmou.
Alexandre Mello, diretor de Relações com Associados e Municípios do IBRAM, lembrou da importância da parceria entre o IBRAM e Mining Hub. “A mineração que o Instituto defende é aquela que busca trabalhar de forma sustentável e responsável e isso não seria possível sem a inovação. O Mining Hub tem papel fundamental para atrair ainda mais inovação para a mineração do Brasil”, lembrou.
Durante a cerimônia ocorreram homenagens para pessoas que ao longo dos útimos anos se dedicaram ao Mining Hub. Foram elas, Claudia Diniz, ex-diretora executiva do Mining Hub, Júlio Barbosa, ex-presidente da comissão de inovação do Mining Hub, Flávio Penido, ex-presidente do IBRAM, que aproveitou a ocasião para, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, homenagear as mulheres do IBRAM e do setor mineral em nome de Aline Nunes, Coordenadora de Assuntos Minerários do IBRAM.
O evento de retrospectiva do Mining Hub ainda contou com a posse da nova presidência da comissão de inovação, que em 2021 era ocupada pela Vale, e este ano será pela Anglo American. Também foi apresentada a evolução do aplicativo Prox, pelo diretor de Comunicação do IBRAM, Paulo Henrique Soares. A ferramenta será utilizada para gerar alertas voltados à população de modo a melhorar a comunicação e facilitar atitudes em prol da segurança.
Ao final do webinar, Cláudia Salles, gerente de Sustentabilidade do IBRAM e vice-presidente do Women In Mining Brasil (WIMBrasil), discursou sobre a importância dos temas inclusão, diversidade e equidade de gênero e como os temas estão totalmente ligados à inovação.
Números
O Mining Hub possui 23 mineradoras e 13 fornecedores associados que trabalham juntos em prol de estimular o debate sobre inovação para a busca de soluções no setor mineral. Durante os três anos, o Mining Hub recebeu mais de 1200 inscrições de startups de todo o mundo, com representatividade de 22 países. Deste número, cerca de 70% são startups inéditas.
Sobre o Mining Hub
O Mining Hub foi criado com o propósito de ser um canal direto de inovação aberta, tendências do setor e relacionamento entre mineradoras e startups. O ambiente tem como objetivo gerar oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia da mineração, como as próprias mineradoras, além de fornecedores, startups, pesquisadores e investidores. Lançado em janeiro de 2019, o projeto conta com o apoio do IBRAM e reúne diversas mineradoras e empresas fornecedoras do setor.