Nexa investe em bio-óleo para aumentar o uso de fontes renováveis
05/10/21
A Nexa, uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, está testando bio-óleo como substituto de combustíveis fosseis na sua unidade em Três Marias. Além dos ganhos ambientais, a inovação pode gerar também redução dos custos com energia. O projeto desenvolvido vem do compromisso da companhia em implantar metodologias mais sustentáveis e relacionadas à iniciativa ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).
A solução foi desenvolvida especialmente para Nexa por meio de uma pesquisa aplicada focada em análises e testes industriais, que transformou biomassa de eucalipto em óleo combustível via degradação térmica ou pirolise rápida. Neste processo, podem também ser utilizados resíduos sólidos urbanos e agrícolas. O resultado é o bio-óleo, um combustível que pode ser empregado para gerar calor industrial.
De acordo com Wagner da Silva Lima, gerente de inovação e energia da Nexa, o objetivo deste projeto é substituir completamente o uso de óleo combustível fóssil por renovável em Três Marias. “Com essa tecnologia e novo insumo, aumentaremos a participação de renováveis em ambiente industrial e abre a possibilidade de utilizarmos o bio-óleo em outras áreas e unidades da Nexa. Com a conclusão do P&D em 2022 ampliaremos o uso para todos os 47 fornos da unidade”, afirma.
Sobre a Nexa
A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse: http://www.nexaresources.com